Após um fim de semana de calor que levou muitos portugueses à praia, as condições meteorológicas vão mudar drasticamente. O sol vai dar lugar à chuva que chegará acompanhada de trovoada e poeiras do Saara.
A mudança será consequência de uma “gota fria atlântica, que irá arrastar uma massa de ar muito quente até à Península Ibérica”, avança o “Meteored”. Esta fará com que na quarta-feira, 5 de junho, o calor seja intenso e que aumente a condensação, levando à formação de nuvens e consequentemente à precipitação. A massa de ar quente estará carregada de poeiras em suspensão, o que poderá originar “chuva ou aguaceiros de lama”.
As condições para aguaceiros e trovoadas deverão manter-se nas regiões do interior até ao resto da semana. Na sexta-feira, a possibilidade de aguaceiros alastra-se para o resto do País, aponta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
“A situação meteorológica mais adversa é esperada para o fim de semana, altura em que se prevê a possibilidade de ocorrer um episódio mais significativo de trovoadas intensas e ainda mais generalizadas.”
Quanto às temperaturas, nos próximos dias as máximas vão ultrapassar os 32 graus nas regiões centro e sul. As noites preveem-se que sejam tropicais com mínimas iguais ou superiores a 20 graus nas regiões da Beira Baixa, Alto Alentejo, Alentejo Central, Baixo Alentejo, Sotavento Algarvio e alguns locais da Beira Alta.
Os termómetros só vão baixar no sábado, 8 de junho, mas continuam a manter-se iguais ou superiores a 23 graus em Lisboa, Porto e Faro. As mínimas vão oscilar entre 1 e 10 graus no interior e 7 e 14 graus no litoral, com arrefecimento noturno acentuado.