O mês de agosto vai terminar da melhor maneira para todos aqueles fascinados com a beleza dos corpos celestes. Uma super-Lua azul irá iluminar a noite de quarta-feira, 30 de agosto. O melhor é colocar já um lembrete no telemóvel para não deixar escapar este fenómeno raro. Se perder esta oportunidade, só poderá voltar a vê-lo daqui a 14 anos, em 2037, segundo a NASA.
A segunda lua cheia do mês, conhecida como “Lua Azul”, será a maior e mais brilhante deste ano. O satélite da Terra vai estar a 357,344 quilómetros de distância (cerca de 50 mil quilómetros mais perto do nosso planeta que habitualmente) e atingirá o seu pico nas primeiras horas de 31 de agosto, por volta das 2h30, mas poderá ser visível logo após o pôr do sol de quarta-feira.
Apesar de ter um brilho azulado quando as condições meteorológicas assim o permitem, a “Lua Azul” é, na verdade, o resultado de um ciclo lunar especial onde a lua cheia aparece duas vezes no mesmo mês. O nome deriva da raridade do fenómeno e inspira-se na expressão em inglês “once in a blue moon”, utilizada para descrever um acontecimento muito raro.
As super-Luas costumam acontecer três a quatro vezes por ano, por isso, é melhor aproveitar esta oportunidade de ver o satélite num estado ainda mais belo. Para o mês de setembro está também prevista mais uma repetição do fenómeno, neste caso a 29 de setembro. A primeira do ano aconteceu a 3 de junho.
Se quiser assistir a este fenómeno noturno, longe das luzes das cidades, pode optar por um dos muitos alojamentos espalhados pelo País afastados da iluminação artificial. Aproveite e carregue na galeria para conhecer o glamping no Alentejo (só para adultos) onde não há poluição luminosa e pode olhar para o céu sem sair da cúpula.