Na cidade

A Ponte D. Luís é uma das mais bonitas da Europa

No top 15 realizado pelo site European Best Destinations também estão a Ponte 25 de Abril e a Ponte Vasco da Gama.
A ponte D. Luís I é uma delas.

A European Best Destinations, uma organização sediada em Bruxelas que promove a cultura e o turismo na Europa, elegeu no dia 21 de dezembro, as 15 pontes mais bonitas da Europa e que os visitantes não podem mesmo perder.

Entre elas, encontra-se a ponte D. Luís I, um marco de identidade da cidade do Porto e de Vila Nova de Gaia. A estrutura que liga estas duas zonas ribeirinhas foi projetada pelo engenheiro belga Teófilo Seyrig, um dos discípulos do arquiteto francês Gustave Eiffel — responsável pela Torre Eiffel, em Paris (França).

A ponte D. Luís I tem 395 metros de comprimento e oito de largura e foi construída para substituir uma antiga ponte suspensa que ali existia. Foi inaugurada em 1886. O arco de ferro que lhe é tão característico é considerado o maior arco do mundo em ferro forjado.

Além desta ponte, a publicação elegeu outras duas pontes portuguesas, de entre as 15 vencedoras: a Ponte 25 de Abril e a Ponte Vasco da Gama, ambas em Lisboa. A primeira foi inaugurada em 1966 com o nome Ponte Salazar. Viria a receber um novo nome na revolução do 25 de abril.

Mais recente, a Vasco da Gama é a ponte mais longa da Europa (12,3 quilómetros de comprimento) e foi inaugurada em 1998. O seu nome é uma homenagem aos 500 anos da chegada do navegador à Índia.

Carregue na galeria para conhecer as pontes mais bonitas da Europa, pela mesma ordem apresentada no site da European Best Destinations.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT