Na cidade

Ponte de Lima acolhe 12 jardins de todo o mundo até final de outubro

O evento está de regresso à vila minhota com propostas desenhadas por arquitetos paisagistas de vários países.
Há 12 jardins temáticos.

Já não precisa de comprar bilhetes de avião para conhecer os jardins de outros países: só precisa de ir até Ponte de Lima. Até ao fim de outubro, é possível fazer uma espécie de volta ao mundo dos jardins na vila mais antiga de Portugal.

O festival que reúne propostas de arquitetos paisagísticos de vários países está de volta a Ponte de Lima e vai manter-se até ao último dia do mês. A 17ª edição do Festival Internacional de Jardins com 12 jardins temáticos, mesmo junto ao rio Lima, associados às alterações climáticas. Todos eles com um design, arquitetura e diversidade de plantas que conquistam qualquer um que passe por lá.

Algumas das propostas chamam a atenção para os problemas ambientais e procuram consciencializar os visitantes aos estragos que causamos à natureza. “A aposta na revitalização dos espaços urbanos, na preservação do ambiente e no incentivo às boas práticas do uso dos jardins, é o lema deste projeto, consolidado e sustentável, que junta a essência de preservar o ambiente, recorrendo sempre que possível a materiais usados em edições anteriores”, lê-se no site.

O “Jardim Mutante”, por exemplo, representa as alterações climáticas como um caminho e convida o visitante a experimentar as sensações provocadas pela alteração de cor. É um percurso que envolve o espectador, através de uma exposição participativa que muda de cor e de forma.

Já o jardim “À Beira do Amanhã”, destina-se principalmente a chamar a atenção para a situação atual e para a necessidade de mudanças rápidas. Apenas um dos jardins foge à temática central: o “Jardim do Diáligo”. A proposta da arquiteta checa venceu a edição passada e representa um símbolo de diálogo e respeito mútuo entre as diferentes regiões do mundo.

O Festival Internacional de Jardins acontece na Vila Jardim e o horário de funcionamento é das 10 às 19 horas, de terça-feira a domingo, e a partir das 13h30, às segundas-feiras. A entrada custa 1€. Os miúdos com menos de 12 anos não pagam. Há um bilhete especial a 2€ que lhe permite visitar os espaços durante toda a época. 

De seguida, carregue na galeria para ver os jardins que pode encontrar em Ponte de Lima.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT