O Governo aprovou a redução das portagens ex-SCUT em 30 por cento. A medida foi anunciada esta quinta-feira, 28 de setembro, pela ministra do Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, no Conselho de Ministros.
A revisão em baixa dos valores pagos pelos utilizadores irá abranger as autoestradas A4, A23, A24, A25 e A22, na Via do Infante (no Algarve), e as A13 e A13-1, que ligam Coimbra a Marateca. A atualização entra em vigor a 1 de janeiro de 2024 — e não vai ser alargada a outras vias.
Aplica-se a veículos de classe 1, 2, 3 e 4 e, graças à medida, os condutores poderão poupar entre 50€ a 600€ euros por ano, dependendo dos percursos que fazem, adianta o ministro das Infraestruturas, João Galamba.
A medida vai representar uma despesa anual de 72 milhões de euros para o Estado. “O Governo tinha o compromisso de efetuar os descontos durante este ano, e hoje cá está a apresentar uma proposta”, realça.
“Trata-se de uma questão de justiça territorial”, assegura. “É importante para diminuir os custos de contexto nestes territórios, onde não existem vias alternativas de qualidade e onde também não existem transportes públicos coletivos, nem em qualidade, nem em quantidade”, acrescenta.