O Ano Novo Chinês, também conhecido como Festival da Primavera, é a festa mais importante da cultura chinesa. Celebra-se anualmente segundo o calendário lunar, geralmente entre janeiro e fevereiro.
As comemorações são marcadas por uma série de tradições e rituais milenares, duram cerca de duas semanas e ocorrem um pouco por todo o mundo. No Porto, as festividades arrancam já na sexta-feira, 2 de fevereiro, embora o Ano Lunar só comece a 10 de fevereiro.
A programação arranca às 15h30, com a Dança do Dragão, na Praça General Humberto Delgado, no topo da Avenida dos Aliados, em frente ao edifício dos Paços do Concelho. O espetáculo combina dança, música e teatro e contará com dezenas de dançarinos que irão simular o voo e contorções do animal mitológico. A apresentação contará ainda com uma demonstração de kung-fu.
“Além da Dança do Dragão, que simulará o despertar desta criatura mítica no calendário chinês, a tarde será marcada por um conjunto de iniciativas, decorrentes da cooperação entre a Embaixada da República Popular da China em Portugal, associações representativas da Comunidade Chinesa em Portugal e o Município do Porto”, adianta a autarquia.
Após a conferência sobre “os 45 anos das relações diplomáticas entre a República Portuguesa e a República Popular da China”, será inaugurada a exposição de fotografia “Mundo Belo”, no átrio do edifício da Câmara.
Já no final da tarde irá decorrer uma sessão solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho. O evento contará com a presença do embaixador da China em Portugal, Zhao Bentang, a representante da Delegação Económica e Comercial de Macau em Lisboa, Lúcia Abrantes dos Santos, o presidente da Câmara de Comércio Portugal-China PME, Y Ping Chow, e o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.