Na cidade

Portugal com nove concelhos em risco máximo de incêndio até sábado

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, mais de 30 concelhos reúnem condições atmosféricas propícias a fogos..
O alerta foi dado pelo IPMA.

Apesar da descida das temperaturas nos últimos dias, o risco de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os concelhos de Loulé, São Brás de Alportel, Tavira, Gavião, Abrantes, Sardoal, Constância, Vila Nova de Barquinha e Tomar estão em risco máximo de incêndio pelo menos até sábado.

Mais de 30 concelhos de Faro, Beja, Leiria, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda e Viseu estão em risco muito elevado, de acordo com o IPMA.

O risco de incêndio apresenta-se em cinco níveis: o reduzido, o moderado, o elevado, muito elevado e o máximo. É calculado a partir da temperatura do ar, da humidade, os níveis de precipitação e a velocidade do vento nas últimas 24 horas.

O IPMA aconselha à utilização de proteção especial nas horas de maior calor durante o dia, como óculos de sol com filtro UV, protetor solar, chapéu e evitar a exposição ao sol.

Leia este artigo da NiT para saber o que fazer para aguentar as altas temperaturas sem passar mal.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT