Na cidade

Monumentos portugueses vão pintar-se de laranja para apoiar uma causa

A 30 de maio assinala-se o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, lembrado com a cor que simboliza esta doença.
Vários monumentos vão iluminar-se de laranja.

O País vai estar em alerta laranja esta quinta-feira, 30 de maio, mas não é só por causa do calor. Alerta Laranja: Juntos Vencemos a Esclerose Múltipla é a iniciativa criada pela sociedade portuguesa da esclerose múltipla (SPEM) para assinalar o dia mundial de sensibilização para a doença.

O movimento pretende alertar para a importância de apoiar e melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com esta condição, com cerca de oito mil casos registados em Portugal e mais de dois milhões em todo o mundo.

A esclerose múltipla é uma doença inflamatória crónica do sistema nervoso central e é a condição neurológica mais comum, não traumática e incapacitante em jovens adultos entre os 20 e os 40 anos

O objetivo da campanha Alerta Laranja deste ano é mostrar que as pessoas que têm a doença, apesar de todos os obstáculos que enfrentam, conseguem viver uma vida quase normal.

Alinhado com a iniciativa lançada a nível global pela Federação Internacional de Esclerose Múltipla, os sinais de alerta e sintomas invisíveis estarão em destaque, tentando aumentar as taxas de diagnóstico precoce.

Este ano, as fachadas de monumentos emblemáticos como o Cristo Rei, o Castelo dos Mouros, o quartel do Carmo, o Casino de Lisboa ou a estátua de D. José no Terreiro do Paço, em Lisboa, vão estar desta cor e mostrar o apoio à causa. O Templo de Diana, em Évora, também terá as suas fachadas iluminadas de laranja ao anoitecer. Durante o dia, as estações do Oriente e do Cais do Sodré, em Lisboa, acolhem atividades de sensibilização e de animação.

A campanha também está presente no meio digital: cada fotografia partilhada com uma peça de roupa cor de laranja, acompanhada pela hashtag da campanha (#EMalertalaranja) contribui com 1€ para as associações de doentes com esclerose múltipla.

#EMAlertaLaranja.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT