Na cidade

Portugal entra no novo ano com máximas acima de 20 graus (mas as noites serão frias)

Se tem planos para a Passagem de Ano, saiba o que o espera nos próximos dias.
Uma mudança de ano amena.

Já tem sido referido por especialistas como o equivalente a uma onda de calor — mas no inverno —, devido à influência de correntes de vento dos trópicos. Embora ainda não tenha sido muito notório na maioria do território nacional, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera confirma que as temperaturas começam mesmo a aumentar neste último dia do ano de 2021— e que na entrada em 2022, Portugal estará com praticamente todos os distritos acima dos 20 graus. Estas temperaturas podem levar as pessoas a cumprir uma tradição já antiga, de norte a sul de um País banhado a mar: a do primeiro mergulho do ano, da qual já lhe falámos.

De acordo com o IPMA, para esta sexta-feira, 31 de dezembro, é esperado no continente céu pouco nublado, temporariamente nublado na costa sul do Algarve e no nordeste transmontano e uma pequena subida da temperatura máxima.

Olhando para o mapa do instituto, pode ver-se que a generalidade do País terá, entre dia 31 e dia 1, máximas acima dos 20 graus, com Sines, por exemplo, a esperar mesmo 23º de máxima.

No Algarve, os valores mais altos de temperatura rondam os 20 graus, tal como em Lisboa e a norte são esperadas máximas de 21 a 22 graus, no litoral. As mínimas é que deverão continuar baixas, pelo que quem tem planos para a noite de Passagem de Ano deverá contar com um arrefecimento noturno.

A partir de domingo, 2 de janeiro, as temperaturas começam a baixar ligeiramente, mantendo-se, ainda assim, acima dos 20 graus em alguns distritos do litoral, como Leiria e Sines. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT