A previsão não falhou. O regresso do frio e da chuva deram origem à maior queda de neve registada em território nacional desde 2018. As regiões de Trás-os-Montes e da Serra da Estrela acordaram este sábado, 9 de março, completamente pintadas de branco. Como seria de esperar, as imagens das paisagens geladas não tardaram a invadir as redes sociais.
O nevão, que atinge os pontos altos da Península Ibérica, começou na Torre, na Serra da Estrela, esta quarta-feira, 6 de março. Mas não se ficou por aí: também chegou a Maços, Chaves, Alto Tâmega e Barroso, Bragança, Cinfães e Gerês.
As temperaturas mínimas nas regiões afetadas podem atingir os quatro graus negativos. Guarda e Castelo Branco passam de alerta amarelo para laranja entre as 3h00 de sexta-feira e as 12h00 de sábado devido à queda de neve.
Os distritos de Braga, Viana do Castelo e Vila Real estão em alerta vermelho devido à queda de neve prevista para a madrugada e manhã deste sábado. Está prevista uma acumulação de neve até 20 centímetros em áreas acima dos 800 metros e até 40 centímetros acima dos mil metros de altitude.
“As acumulações de neve no solo poderão, em determinados momentos, superar os 20 centímetros a cotas superiores a 1000 metros de altitude, sendo que nos pontos mais altos da Serra da Estrela poderá acumular cerca de um metro de neve no final do período”, destaca o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Carregue na galeria para ver algumas das imagens partilhadas nas redes sociais pelas páginas Meteo Trás os Montes e Meteo Estrela.