Na cidade

Portugal foi escolhido para ser palco dos próximos estúdios sustentáveis de Hollywood

Os Tage Studios vão nascer em Palmela e envolvem um investimento de 200 milhões de euros. As obras arrancam em 2024.

Os estúdios de cinema mais verdes da Europa vão nascer em breve em Portugal. Vale do Alecrim, no concelho de Palmela, distrito de Setúbal, foi a localização escolhida para receber o projeto que tem como objetivo ser auto-sustentável desde o primeiro dia. A construção dos Tage Studios deverá arrancar em 2024. O complexo representa um investimento de 200 milhões de euros e foi pensado para ser o primeiro a ser desenvolvido de forma totalmente verde.

David Hallyday (cantor e compositor francês, filho dos cantores franceses Sylvie Vartan e Johnny Hallyday), fundador e diretor dos Tage Studios afirma que será uma “estrutura quase zero-energética” e amiga do ambiente. Terá painéis fotovoltaicos no telhado para produção de eletricidade e sistemas de recuperação e reutilização de águas pluviais, reduzindo o desperdício de água. O paisagismo será feito de modo a assegurar a preservação da biodiversidade local e garantem que os materiais utilizados na construção serão locais e/ou reciclados.

A ideia era criar um estúdio de referência, para cinema e televisão, que fosse amigo do ambiente e auto-sustentável desde o primeiro dia, e o primeiro do mundo com estas características”, contou Hallyday ao “The Hollywood Reporter”. E acrescentou: “Quando iniciámos este projeto, há cinco anos, não conseguíamos encontrar um estúdio que tivesse sido pensado desta forma”.

Quando desenharam num projeto tão ambicioso como este, não tiveram dúvidas quanto à escolha do País que descrevem como “a Califórnia da Europa devido à média de 300 dias por ano com sol. As medidas e políticas ambientais do governo foram outros motivos que pesaram na decisão de construir os estúdios em solo nacional.

“Portugal está extremamente desenvolvido em termos de sustentabilidade energética — já estão a produzir quase 60 por cento da sua energia através de energias renováveis”, observa Claire Havet, a gestora de projeto dos Tage Studios.

A sustentabilidade coloca o nosso País na linha da frente no que toca a investimentos em projetos ecológicos, mas os incentivos fiscais e as paisagens deslumbrantes são os principais atrativos na hora de escolher o cenário de muitas produções internacionais. “Velocidade Furiosa X” foi filmado nas regiões de Viseu e Vila Real na primavera de 2022 e algumas cenas do thriller Netflix “Heart of Stone”, foram filmadas cenas em Bordeira no verão passado. Mais recentemente, nas primeiras semanas de março, a nova produção da saga “Star Wars” esteve a ser gravada em vários locais da ilha da Madeira, sobretudo na costa sul e norte.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT