Na cidade

Portugal entre os países europeus onde o turismo mais cai em 2020

Depois de um crescimento de 5 por cento em 2019, o turismo em todo o continente está, como se esperava, em queda abrupta.
Problema é global.

No embate económico da pandemia do novo coronavírus, ninguém duvida que o setor do turismo é um dos mais afetados. E Portugal é, sabe-se agora, dos países europeus onde o turismo internacional mais deverá descer este ano devido à Covid-19, com uma quebra de 40 por cento no número de visitantes, apenas superada por Espanha e Itália.

Segundo um novo estudo da Oxford Economics, divulgado pela agência Lusa, em Portugal são esperados menos sete milhões de entradas internacionais em 2020, em comparação com 2019 — o que corresponde à tal descida de 40 por cento.

Em termos percentuais, Portugal é apenas superado na redução dos visitantes por Itália, cujo turismo deve cair 49 por cento, com menos 31 milhões de visitantes; e por Espanha, com uma descida esperada de 42 por cento, menos 34 milhões de visitantes, que são, aliás, os países europeus mais afetados pela pandemia.

O sul da Europa é, inclusive, a região onde é mais visível o recuo do turismo internacional, caindo ao todo 40 por cento em 2020, após um crescimento de cinco por cento em 2019.

Juntamente com Itália e Espanha, Portugal é um dos países onde o Produto Interno Bruto mais depende do turismo, num total de 16,5 por cento, segundo o Conselho Mundial de Viagens e Turismo.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT