Na cidade

Portugal tem 6 distritos em risco muito elevado de incêndio nos próximos dias

São mais de 50 concelhos no País em alerta. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê temperaturas muito elevadas.
As temperaturas estarão elevadas nos próximos dias.

As temperaturas máximas vão subir muito nos próximos dias. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já tinha alertado para a onda de calor que pode atingir os 40ºC em algumas regiões do País. A massa de ar quente chega do norte de África, poderá trazer poeiras do Saara e coloca vários distritos em risco muito elevado de incêndio até domingo, 22 de maio.

São vários os concelhos dos distritos de Castelo Branco, Santarém, Bragança, Guarda, Portalegre e Faro que apresentam risco muito elevado já a partir desta quinta-feira, 18 de maio. Segundo o mapa no site do IPMA contam-se perto de 50 concelhos neste nível de alerta.

O risco de incêndio apresenta-se em cinco níveis: o reduzido, o moderado, o elevado, muito elevado e o máximo. É calculado a partir da temperatura do ar, da humidade, os níveis de precipitação e a velocidade do vento nas últimas 24 horas.

Os termómetros podem mesmo vir a bater recordes nos próximos dias, com valores acima do normal para esta altura do ano. O interior do País vai ser o mais afetado, com temperaturas que podem chegar quase aos 40 graus no final da semana. Em Lisboa, a previsão é de 34 graus para sábado, 21 de maio.

O IPMA aconselha à utilização de proteção especial nas horas de maior calor durante o dia, como óculos de sol com filtro UV, protetor solar, chapéu e evitar a exposição ao sol.

Leia este artigo da NiT para saber o que fazer para aguentar as altas temperaturas sem passar mal.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT