Na cidade

Portugal tem dois novos monumentos nacionais em Viseu e Portalegre

O Terreiro da Batalha dos Atoleiros e o Mosteiro de Santo Sepulcro foram classificados como edifícios de interesse nacional.
Foto: Freguesia de Trancozelos.

Se sempre quis conhecer os distritos de Viseu e Portalegre, agora tem mais um motivo para os visitar: é lá que ficam os dois novos monumentos nacionais. O Mosteiro de Santo Sepulcro, em Penalva do Castelo (Viseu) e o Terreiro da Batalha dos Atoleiros (Portalegre) estão incluídos, desde 7 de fevereiro, quinta-feira, na lista dos monumentos nacionais.

O diploma que classifica os sítios de interesse nacional já tinha sido aprovados em Conselho de Ministros em janeiro, mas só agora foi oficializado e publicado em “Diário da República”. O Terreiro da Batalha dos Atoleiros, situado na herdade com o mesmo nome, em Portalegre, “constitui uma importante paisagem natural e histórico-cultural”, além de ter sido palco de uma importante batalha entre Portugal e Castela, em 1384, após a crise de dinastia provocada pela morte de D. Fernando I. A batalha representa um “acontecimento decisivo para o futuro e para a construção da identidade nacional” e ainda hoje ali se encontram vestígios romanos.

No caso do Mosteiro de Santo Sepulcro, esta é já uma segunda nomeação, após ter sido classificado como “monumento de interesse público” em 2013. O edifício, situado na freguesia de Trancozelos, foi construído no século XII e tornou-se o primeiro da Península Ibérica desta ordem canónica e militar. “O mosteiro e a povoação cresceram durante algumas centúrias, até ao início do seu período de decadência, que culminou com a sua transformação em casa particular após a extinção das ordens religiosas”, lê-se no decreto governamental.

Foi o primeiro monumento edificado pela Ordem do Santo Sepulcro em território português, mas encontra-se atualmente em estado de degradação, com espaços degradados, sem portas nem telhados. A propriedade inclui ainda uma igreja e as várias instalações que compunham o mosteiro, desde o espaço para os animais até aos locais de descanso.

Aproveite e carregue na galeria para ver o estado atual do Mosteiro de Santo Sepulcro.

 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT