Na cidade

Portugal tem duas das praias com as águas mais azuis do mundo

Não é só nas Maldivas ou nas Caraíbas que podemos mergulhar num mar com a tonalidade assim.
Ficam as duas no Algarve.

Mais do que a extensão do areal e das estruturas que existem, o que mais chama a atenção quando vamos a uma praia é a cor do mar. As águas cristalinas são o principal motivo que nos levam a caminhar durante horas só para encontrar uma praia com este tom de azul, ou até mesmo a apanhar um avião até ao outro lado do mundo para mergulhar nas tão famosas águas das Maldivas ou Caraíbas — mas não é preciso ir tão longe.

Portugal esconde duas das praias com as águas mais azuis do mundo. Quem o confirma é o site de alojamento CV Villas, que analisou imagens do Google Maps de 200 praias à volta do mundo, usando uma ferramenta para retirar o código de RGB (a cor) de cada uma delas. Depois, cruzou este código com um outro que determina o tom de azul mais azul, o YinMn Blue.

A pesquisa revelou que a praia de Pasqyra, na Albânia, ocupa o primeiro lugar da lista das praias com água mais azul. Conhecida em todo o mundo como “Mirror Beach”, é considerada um destaque da costa albanesa quando a luz solar atinge a superfície do mar, criando um efeito de espelho.

O top 3 ficou completo com duas praias gregas: Paralia Mpouka, no Peloponeso; e Kassiopi, em Corfu. A Grécia foi o país que mais apareceu na lista. 

Portugal, por outro lado, aparece representado com duas praias do Algarve a serem distinguidas pelo azul das suas águas. Em oitavo lugar surge a Praia do Carvalho, em Lagoa, que se distingue também por estar cercada de falésias altas. O acesso é feito através de um túnel escavado no solo e revestido de fósseis

A Praia da Boneca, em Lagos, surge na posição número 25. Além da cor da água, destaca-se por estar escondida entre altas falésias com formas curiosas. Uma das formações, inclusive, acabou por dar o nome à praia, por ter a forma de um corpo de mulher.

Aproveite e na galeria para conhecer as 25 melhores praias do mundo, segundo os Traveller’s Choice Awards 2024.  

 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT