Na cidade

Portugal volta a brilhar nos World Travel Awards: conheça os vencedores

Várias regiões do País e hotéis icónicos saíram ganhadores. Os óscares do turismo voltaram a ser generosos com Portugal.
Os Passadiços do Paiva.

E, em 2021, mesmo com uma pandemia mundial a fazer deste um dos anos mais difíceis de sempre para o setor, a história repetiu-se: os óscares do turismo voltaram a ser entregues (de forma virtual) e Portugal voltou a ter um enorme destaque na lista dos vitoriosos. Hotéis, regiões, portos, os vencedores estão a ser escolhidos e os prémios atribuídos — e na parte dos galardões que respeitam à Europa, mais de duas dezenas têm morada em Portugal.

Recorde-se que, todos os anos, os World Travel Awards escolhem os melhores dos melhores a nível mundial no setor das viagens, nas suas mais diversas vertentes.

Os prémios foram criados em 1993 com o objetivo de “reconhecer, recompensar e celebrar a excelência em todos os setores chave das indústrias de viagens, turismo e hospitalidade”. Atualmente são considerados a mais importante distinção do setor.

A eleição é online e soma os votos tanto de viajantes e cidadãos, como de profissionais do turismo: ou seja, o processo ao público em geral e a mais de 200 mil profissionais da área, oriundos de 160 países. Os eleitos são considerados, pela indústria e consumidores, como os melhores exemplos de boas práticas no setor turístico.

As votações para escolher os líderes mundiais em cada uma das categorias a concurso ainda decorrem até ao dia 25 de outubro. Mas os vencedores da Europa já foram anunciados este dia 22 de outubro, pela meia noite.

E Portugal arrecadou, entre outros, os prémios de Melhor Destino de Turismo de Aventura para a Região Autónoma dos Açores; o de Melhor Destino de Praia para o Algarve; o de Melhor Destino Insular para a Região Autónoma da Madeira; o de Melhor Terminal de Cruzeiros para o Terminal de Cruzeiros de Lisboa e o de Melhor Autoridade Turística para o Turismo de Portugal.

Os Passadiços do Paiva também voltaram a conquistar duas distinções e a nova ponte 516 Arouca ganhou o Melhor Projeto de Desenvolvimento Turístico. 

🇵🇹 Em 2015 os Passadiços do Paiva foram uma obra pioneira em Portugal tendo nos dois primeiros meses recebido mais de…

Posted by Passadiços do Paiva .PT on Friday, October 22, 2021

A importância dos galardões

Sobre a distinção de “melhor porto de cruzeiros da Europa”, a APL – Administração do Porto de Lisboa destacou a relevância dos prémios. 

Ricardo Medeiros, administrador da APL, afirmou que o galardão “representa a determinação e empenho de todos os que contribuíram para o sucesso.(…) Acreditamos fortemente que Lisboa, como porto e destino de cruzeiros, garante uma resposta sustentável aos desafios presentes e futuros, agora que começa a ser escrito um novo capítulo no setor do Turismo de Cruzeiros”, frisou.

O Valverde Hotel, em Lisboa,  considerado o “Melhor Boutique Hotel de Luxo da Europa” pelos World Travel Awards, também mostrou reconhecimento.  Adélia Carvalho, Diretora Geral do Hotel, afirmou: “Não podíamos estar mais contentes com esta distinção, que muito nos orgulha. (…) Após uma renovação longa e a reabertura do Valverde Hotel, termos sido premiados com esta gratificante distinção é um enorme motivo de celebração para todos nós.”

Depois do Cascade Wellness Resort ter sido eleito o melhor Resort Desportivo da Europa nos World Travel Awards e o Melhor Resort para Famílias em Portugal, Silvana Pombo, Diretora-Geral, reagiu: “a conquista de duas das três nomeações é o culminar do esforço coletivo, em mais um ano desafiante, no qual a capacidade de adaptação da equipa foi fundamental para o sucesso nas diferentes vertentes de negócio, particularmente na desportiva, área na qual o resort efetuou diversos investimentos nos últimos anos e que é agora reconhecido nestes que são os mais importantes prémios de turismo a nível internacional. Ao mesmo tempo, recebemos também a distinção de Melhor Resort para Famílias, que é algo que muito nos orgulha, podermos proporcionar a todos os que nos procuram condições únicas numas férias de luxo e bem-estar”. 

A Madeira voltou a ser o “Melhor Destino Insular da Europa” na 28.ª edição dos “World Travel Awards” Europa, vencendo as outras 11 ilhas que estavam igualmente em votação. É já a oitava vez que a Região ganha este galardão internacional.

Na corrida com a Madeira pela distinção estavam os Açores, Ilhas Baleares e Canárias (Espanha), Creta, Cíclades, Ilhas do Egeu (Grécia), Chipre, Guernsey, Ilhas do Canal, Jersey, Ilhas do Canal, Malta e ainda Sardenha e Sicília (Itália).

O Secretário Regional de Turismo e Cultura e Presidente da Associação de Promoção da Madeira, considera ser “um feito notável a Madeira conquistar o prémio de ‘Melhor Destino Insular da Europa’ pelo oitavo ano, contribuindo, desta forma, para dar mais consistência ao reconhecimento que a região atingiu em todo o mundo nos últimos anos, e onde sobressaiu em 2020 e 2021 pela confiança gerada com a segurança apresentada pelo destino no controle pandémico”.

Eduardo Jesus sublinha que o prémio “deve encher de orgulho todos quantos trabalham no Turismo na Região, assim como os residentes que veem a sua terra ser continuamente valorizada internacionalmente, e, igualmente, os milhares de viajantes que nos visitam, que, assim, valorizam ainda mais o seu destino de férias”. “Temos razões para estarmos satisfeitos também pela forma como o destino reagiu à pandemia, por via da afirmação da segurança que aqui se vive”, conclui.

A lista dos portugueses distinguidos

A lista de prémios arrecadados por Portugal nos World Travel Awards dedicados à Europa é a seguinte:

Europe’s Leading Beach Destination: The Algarve, Portugal

Europe’s Leading Adventure Tourism Destination: Açores

Europe Best Island Destination: Madeira

Europe’s Leading Adventure Tourist Attraction: Passadiços do Paiva

Europe’s Leading Tourism Development Project: Passadiços do Paiva

Europe’s Leading Tourist Attraction Development Project: 516 Arouca

Europe’s Leading Tourist Board: Turismo de Portugal

Europe’s Leading Cruise Port: Lisbon Cruise Port, Portugal

Europe’s Responsible Tourism Award: Dark Sky Alqueva

Europe’s Leading Design Hotel: 1908 Lisboa Hotel, Portugal

Europe’s Leading Island Resort: Saccharum, Portugal

Europe’s Leading Luxury Lifestyle Resort: The Lake Spa Resort, Portugal

Europe’s Leading Lifestyle Hotel: Pestana CR7 Lisboa, Portugal

Europe’s Leading Luxury Boutique Hotel: Valverde Hotel, Portugal

Europe’s Leading Luxury Hotel & Villas: Vila Vita Parc, Portugal

Europe’s Leading Luxury Resort & Villas: Dunas Douradas Beach Club, Portugal

Europe’s Leading Sports Resort: Cascade Wellness Resort

Europe’s Leading Villa Resort: Martinhal Sagres Beach Family Resort

Europe’s Leading Wine Region Hotel: L’AND Vineyards

Europe’s Most Romantic Resort: Monte Santo Resort

Europe’s Leading Lifestyle Resort: Conrad Algarve

Europe’s Leading All-Inclusive Resort: Club Med Da Balaia

Europe’s Leading Airline to Africa: TAP Air Portugal

Europe’s Leading Airline to South America: TAP Air Portugal

Europe’s Leading Boutique Hotel Operator: Amazing Evolution

Europe’s Leading River Cruise Company: DouroAzul

De seguida, carregue na galeria para conhecer alguns dos vitoriosos:

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT