A segunda metade de julho tem sido marcada por uma onda de calor que está a afetar o Sul da Europa, de Portugal à Ucrânia. Após semanas com os termómetros a atingir os 40 graus, o que levou muitos portugueses à praia, s condições meteorológicas vão mudar drasticamente. O Sol vai dar lugar a episódios de mau tempo com trovoadas, chuva e poeiras do Saara.
Os efeitos desta previsão vão começar a sentir-se a partir deste domingo, 28 de julho, avança a “Meteored”. As poeiras vão chegar ao nosso País pelo Sudeste, alastrando-se para o norte até ao final do dia. A trovoada também pode ser sentida em algumas zonas, sobretudo nas regiões norte e centro, mas ainda com pouca expressão.
A grande mudança acontece na segunda-feira, 29 de julho, que será marcada por alguma instabilidade atmosférica. A combinação entre a chuva, a trovoada e a presença das poeiras podem levar à ocorrência de chuva de lama no início da semana.
A trovoada vai ser passageira, mas irá passar por todas as regiões, de norte a sul do País. O Alto Alentejo será uma das regiões mais afetadas por esse cenário, embora alguns focos do mesmo nível possam ser sentidos noutros locais.
No caso da chuva, também vai começar no sul do País e subir gradualmente até chegar ao Minho, a zona com mais valor de precipitação acumulada. Porém, não deve ultrapassar os 6 milímetros, segundo as previsões do “Meteored”.
Apesar das previsões, as temperaturas não vão sofrer grandes alterações, apesar da ligeira diminuição no sul e no interior de Portugal. Esperam-se máximas de 37 graus em Castelo Branco, seguindo-se Portalegre, Évora e Santarém, com 36 e 35 graus respetivamente.
Distritos como Beja, Vila Real, Bragança, Porto, Braga, Coimbra e Lisboa também vão estar acimados 30 graus. No caso de Aveiro e Faro, onde os termómetros vão ficar ligeiramente abaixo da média para a época, a máxima mais baixa esperada é de 27 graus.
Apesar do início tempestuoso, o estado de tempo começa a estabilizar a meio da semana. A transição para o último dia do mês, 31 de julho, quarta-feira, vai ser marcada por alguma nebulosidade um pouco por todo o País, mas a trovoada e a chuva vão começar a despedir-se e “as temperaturas continuarão agradáveis”, segundo o Portal. O cenário deve manter-se, pelo menos, até sexta-feira, 2 de agosto.