Na cidade

Portugal voltou a tremer. Sismo de magnitude 3,1 abalou Leiria durante a madrugada

O epicentro foi registado a 10 quilómetros de Porto de Mós. Até ao momento não houve relatos de danos pessoais ou estruturais.
Porto de Mós e Alcobaça afetados.

Na madrugada desta sexta-feira, 18 de outubro, a terra voltou a tremer. Um novo sismo, com epicentro no Oceano Atlântico, afetou principalmente a região de Leiria. O abalo teve uma magnitude de 3,1 na escala de Richter, adianta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O tremor foi registado à 1h55, mas, segundo o IPMA, a maioria dos portugueses não terá sentido o impacto. “Conforme a informação disponível até ao momento, [o sismo] não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) nos concelhos de Alcobaça e Porto de Mós”, informou a entidade.

No dia 26 de agosto, Portugal já havia registado um sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter, que ocorreu às 5h11. O epicentro deste sismo localizava-se a aproximadamente 60 quilómetros a oeste de Sines e foi sentido em todo o País. Muitas pessoas acordaram sobressaltadas e nas redes sociais multiplicaram-se os testemunhos. Para o IPMA, este foi o 10.º maior sismo registado desde o século XVI.

Em caso de tremores de terra, as recomendações para a população incluem a procura de “locais abertos e seguros, onde possam sentir-se protegidos”. Se estiverem dentro de edifícios, devem buscar “áreas com estruturas resistentes e colocar-se debaixo das ombreiras das portas”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT