Na cidade

Portugueses já circulam tanto como na semana antes do Natal

De acordo com o último relatório da PSE, o desconfinamento na última semana teve uma aceleração.
Tem sido um regresso progressivo.

A semana que se iniciou a 5 de abril marcou a segunda fase do plano de desconfinamento progressivo do governo, com a reabertura de mais escolas e o regresso, entre outras atividades, das esplanadas.

O reflexo desta fase na mobilidade dos portugueses foi imediato. De acordo com o último relatório da PSE, citado pela “Sapo24“, os portugueses estão a sair mais de casa e a mobilidade está já em valores até considerados normais, comparativamente ao que acontecia antes da pandemia.

Entre 5 e 9 de abril, dizem os indicadores da PSE, entrámos em níveis de mobilidade tecnicamente semelhantes aos que existiam antes da Covid-19, sendo que o estudo frisa, no entanto, que os níveis de mobilidade apresentarem-se semelhantes aos de antes da pandemia, não quer dizer que esta esteja igual, já que “existem profundas diferenças nas rotinas dos portugueses”. No entanto, uma coisa é certa: desde maio de 2020, aquando do primeiro desconfinamento, e da semana antes do Natal de 2020, que os valores do desconfinamento não registavam uma variação semanal tão acentuada.

O estudo frisa ainda que ao longo de toda a pandemia, globalmente e de uma forma geral, “quer no confinamento, quer no desconfinamento, as diretivas das autoridades têm vindo a ser cumpridas pelos portugueses”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT