Os preços cada vez mais elevados do combustível têm sido um dos maiores temas de discussão no último ano em Portugal. Na verdade, desde o início de 2021, o preço do gasóleo já aumentou 38 vezes, e desceu oito. Vimos ainda o valor da gasolina a subir 30 vezes e a diminuir apenas sete. E mais: desde janeiro a gasolina 95 subiu 28 cêntimos por litro, enquanto que a mesma quantidade de gasóleo aumentou 23 cêntimos.
Para tentar combater esta subida desmedida dos valores do combustível, foi criado um grupo no Facebook que está a organizar um protesto contra o governo. “Se estás contra a estes preços dos combustíveis participa neste grupo e nas greves aos combustíveis! Temos que deixar de ser este povo ‘manso’ que admite tudo. Convida os teus amigos a aderir e vamos fazer a união para que este governo e todo os outro percebam o mal que nos fazem todos os dias!”, lê-se na descrição do grupo Greve aos Combustíveis. “Acorda Portugal!”, rematam.
O grupo pede aos seus mais de 230 mil membros para não abasteceram os tanques dos carros a 15, 21, 22, 28 e 29 de outubro.
Algumas pessoas vão mais além, e sugerem ainda um bloqueio à ponte 25 de abril e Vasco da Gama, sugestão esta que conta com mais de seis mil gostos.
“Vamos ‘lutar’ sejamos ricos, classe média ou classe baixa… Todos nós sofremos com isto! E isto podemos controlar! O dinheiro onde gastamos e quando!”, dizem ainda.
Segundo a “SIC”, estima-se ainda que os preços dos combustíveis voltem a aumentar na próxima semana, passando a custar mais um cêntimo e meio.
O valor atual da gasolina 98 é o mais elevado de sempre na história do País. Atualmente, um litro deste combustível custa mais de dois euros, onde mais de metade do valor vai para o Estado.