Na cidade

Portugueses estão a preparar uma greve aos combustíveis — e querem bloquear pontes

O valor atual da gasolina 98 é o mais elevado de sempre. Atualmente, um litro deste combustível custa mais de dois euros.
As pessoas não estão felizes.

Os preços cada vez mais elevados do combustível têm sido um dos maiores temas de discussão no último ano em Portugal. Na verdade, desde o início de 2021, o preço do gasóleo já aumentou 38 vezes, e desceu oito. Vimos ainda o valor da gasolina a subir 30 vezes e a diminuir apenas sete. E mais: desde janeiro a gasolina 95 subiu 28 cêntimos por litro, enquanto que a mesma quantidade de gasóleo aumentou 23 cêntimos.

Para tentar combater esta subida desmedida dos valores do combustível, foi criado um grupo no Facebook que está a organizar um protesto contra o governo. “Se estás contra a estes preços dos combustíveis participa neste grupo e nas greves aos combustíveis! Temos que deixar de ser este povo ‘manso’ que admite tudo. Convida os teus amigos a aderir e vamos fazer a união para que este governo e todo os outro percebam o mal que nos fazem todos os dias!”, lê-se na descrição do grupo Greve aos Combustíveis. “Acorda Portugal!”, rematam.

O grupo pede aos seus mais de 230 mil membros para não abasteceram os tanques dos carros a 15, 21, 22, 28 e 29 de outubro.

Algumas pessoas vão mais além, e sugerem ainda um bloqueio à ponte 25 de abril e Vasco da Gama, sugestão esta que conta com mais de seis mil gostos.

“Vamos ‘lutar’ sejamos ricos, classe média ou classe baixa… Todos nós sofremos com isto! E isto podemos controlar! O dinheiro onde gastamos e quando!”, dizem ainda.

Segundo a “SIC”, estima-se ainda que os preços dos combustíveis voltem a aumentar na próxima semana, passando a custar mais um cêntimo e meio.

O valor atual da gasolina 98 é o mais elevado de sempre na história do País. Atualmente, um litro deste combustível custa mais de dois euros, onde mais de metade do valor vai para o Estado.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT