Na cidade

Praia fluvial banhada pelo Tua é um dos segredos mais bem guardados do Alto Douro

Tem muitas sombras, uma vasta área relvada, equipamentos para os miúdos — e um parque de campismo a poucos quilómetros.
Tem chapéus para sombras.

“O Doiro sublimado. O prodígio de uma paisagem que deixa de o ser à força de se desmedir.” A descrição poética de Miguel Torga continua a aplicar-se na perfeição aos montes, vales, socalcos e tranquilidade que caracterizam esta região no norte do País.

Com aldeias que nos transportam para tempos passados, cheios de tradição, este é um destino que merece ser explorado durante todo o ano. Na primavera, é possível percorrer trilhos para observar as amendoeiras em flor; no inverno, a região oferece uma variedade de eventos gastronómicos onde se podem provar os petiscos típicos; e no outono, as famosas festas das vindimas atraem centenas.

Durante o verão, as praias fluviais assumem o protagonismo para enfrentar as temperaturas que podem ultrapassar os 40 graus. Uma das que permanece “um dos segredos mais bem guardados da região” chama-se Frechas e é banhada pelo Tua.

O rio que serpenteia pela praia é bem conhecido pelos portugueses. Durante muitos anos, a linha férrea que liga Foz Tua a Bragança serviu como cartão-postal e convite para visitar a região. Os carris prolongam-se por 134 quilómetros ao longo do sinuoso vale do rio até Mirandela. Esta ligação ferroviária, desativada em 1991, era uma das mais cénicas do País, rivalizando apenas com a Linha do Douro.

Apesar de já não ser possível fazer o percurso de comboio, existem muitos outros atrativos para descobrir na região. Nos dias mais quentes, a Praia Fluvial de Frechas, na aldeia do mesmo nome, localizada no concelho de Mirandela, é um deles.

Com muitas sombras e uma vasta área relvada, a praia fluvial também dispõe de um espaço para solário, espreguiçadeiras, parque de merendas e grelhadores, mesas de piquenique, balneários, esplanada e vigilância durante a época balnear. Os mais novos podem divertir-se no parque infantil, enquanto que, os que preferem atividades diferentes podem aventurar-se até às ruínas de uma antiga azenha, onde, em tempos remotos, se moíam cereais para a alimentação da população.

A aldeia de Frechas, situada na margem esquerda do rio Tua, é uma localidade histórica repleta de vestígios do passado. A partir do centro da aldeia, pode iniciar um trilho de 13 quilómetros com paisagens memoráveis que levam até Mirandela. Após um dia de caminhada, poderá apreciar uma das populares alheiras da região, num dos restaurantes das redondezas.

Outra opção é visitar a praia fluvial da Maravilha, em Mirandela, que surpreende com a sua vasta extensão de água. Segundo o Parque Natural do Tua, é ideal para “ir a banhos, passear de canoa e mesmo pescar”, com águas calmas e temperaturas em torno de uns convidativos 24 graus nos meses de verão.

Para quem deseja passar mais tempo na região, a área adjacente à Maravilha dispõe de um parque de campismo, o 3 Rios Maravilha — perfeito para os amantes de noites sob as estrelas e da tranquilidade do Douro. As tarifas para acampar com tenda começam nos 2€ e as reservas podem ser feitas online ou através do telefone 278 265 056.

Os sócios do Clube de Campismo e Caravanismo de Mirandela e os utilizadores do parque de campismo têm acesso facilitado à praia, bastando descer alguns degraus. Já os fãs de passeios de bicicleta podem explorar os percursos do Centro de Cyclin’Portugal — Quadrassal pelos vales e montanhas da região.

Carregue na galeria para ver mais imagens de uma das praias fluviais menos conhecidas na zona do Douro. 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT