Na cidade

Praia Fluvial do Ano fica nas margens do rio Alva (e tem serviço de massagens)

A área balnear no concelho de Penacova tem Bandeira Azul desde 2017. Arrecadou mais de 7 mil votos.
É a melhor do ano.

A escolha foi difícil, mas está feita. Anualmente, a revista “Guia das Praias Fluviais” desafia os portugueses a elegerem a sua favorita entre as mais de 200 zonas balneares classificadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Este ano, houve uma que se destacou, com 7357 votos: a Praia Fluvial do Vimieiro.

“Estamos muito orgulhosos e honrados pela distinção. A praia sofreu uma intervenção em 2018 e foi nessa altura que começou a ser mais procurada, tornando-se um sítio ainda mais aprazível”, confessa à NiT Magda Rodrigues, vice-presidente da autarquia. Situada no concelho de Penacova, perto do local onde o Alva encontra o rio Mondego, este “verdadeiro paraíso” destaca-se sobretudo pela envolvência bucólica da paisagem. 

A pequena queda de água, por exemplo, faz bastante sucesso nas redes sociais. De águas cristalinas (com temperaturas que rondam os 15 graus) e rodeada de um verde luxuriante, tem sido o local de eleição de várias famílias, que encontram ali a tranquilidade e descanso que precisam.

A requalificação do espaço realizada há cinco anos trouxe melhorias de acesso, parqueamentos, parque de merendas e um conjunto de infraestruturas para melhorar a experiência aos visitantes. “Criou-se um passadiço de madeira ao longo de espelho de água, um pequeno cais e um campo de jogos para valorizar toda a envolvente. Além disso, apela muito à nossa tradição”, destaca. Com uma roda de moinho de água e outra de ferro, a Praia Fluvial do Vimieiro também respeita as tradições do antigamente.

Galardoada com Bandeira Azul desde 2017 e considerada Praia Acessível e Qualidade de Ouro desde 2020, a autarquia tem investido bastante nesta zona balnear nos últimos tempos, que se tornou muito mais do que um local só para ir a banhos. 

“O município tem promovido algumas atividades. Todos os sábados há fitness na praia, mas também temos teatros, concertos intimistas, tudo o que seja adequado a este registo de paz e sossego”, refere. As iniciativas, todas gratuitas, acontecem geralmente na estrutura de madeira que suporta o rio Alva e que ladeia a zona da relva. O principal objetivo é “procurar dar outra animação” ao espaço.

Por outro lado, surgiram também outros operadores turísticos, como um serviço de massagens privadas para os banhistas. O restaurante snack bar “O Vimieiro”, com esplanada, continua a fazer sucesso entre os visitantes. Também é possível levar farnel e almoçar no parque de merendas com mesas de madeira e churrasqueira. Durante a época balnear, o local é vigiado por nadadores-salvadores.

“Tem sido um investimento constante. As praias fluviais de Bandeira Azul são um âncora para o nosso turismo, muito voltado para a natureza. Também temos centenas de quilómetros de trilhos que envolvem as nossas zonas balneares e planeamos continuar a inovar e investir neste aspeto”, remata. 

A do Vimieiro não foi o único que se destacou na votação da revista, que distingue todos os anos as melhores áreas balneares fluviais do País. A Praia Fluvial do Reconquinho, também em Penacova, conseguiu a segunda posição, com 6850 votos. Ou seja, favoritas de 2023 representam uma “vitória dupla” para o município.

A seguir, carregue na galeria para ficar a conhecer melhor a Praia Fluvial do Ano.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT