Na cidade

Praia de Sesimbra está contaminada com bactéria

Esta quarta-feira, 13 de julho, a Capitania do Porto de Setúbal comunicou que, neste momento, os banhos são desaconselhados na praia da Califórnia.

Até o solo pode estar contaminado.

Os banhistas da praia da Califórnia, em Sesimbra, foram aconselhados na manhã desta quarta-feira, 13 de julho, a não entrar na água. Tudo isto devido a uma “contaminação microbiológica”, segundo o que se pode ler no relatório da Capitania do Porto de Setúbal.

“A bandeira vermelha foi hasteada por precaução e estamos a recomendar às pessoas para não irem a banhos, face ao resultado da última análise efetuada pela APA (Agência Portuguesa do Ambiente), mas o próprio edital da Capitania do Porto refere que não há perigo para a saúde pública”, comunica Felícia Costa, atual presidente da Câmara Municipal de Sesimbra.

Segundo a autarca, a contra-análise vai ser feita o mais rapidamente possível, para que possa voltar a ver-se a bandeira verde na praia.

No entanto, tranquiliza os banhistas: “Foi um incidente isolado e sem qualquer significado, a exemplo de um outro que aconteceu há cerca de oito anos na mesma praia da Califórnia.”

Os microorganismos foram detetados na amostra de água feira esta terça-feira, 11 de julho, mas só esta quarta-feira é que a bandeira vermelha foi hasteada.

De acordo com o capitão do porto de Setúbal, Luís Lavrador, isso foi feito como uma medida de precaução para desaconselhar as pessoas a estarem na praia. A situação deverá manter-se até ao resultado da nova análise.

As bactérias em causa podem ser responsáveis por doenças como a febre tifóide, disenteria bacilar e cólera caso se ingiram altos níveis de água infetada.

PRAIA DA CALIFÓRNIA INTERDITA A BANHOS, ATÉ NOVAS INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE.

Publicado por Jornal O Sesimbrense em Quinta-feira, 13 de Julho de 2017

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT