O governo já tinha anunciado uma nova redução no custo dos produtos petrolíferos. Esta quinta-feira 28 de abril, foi divulgado no parlamento que a medida entra em vigor a partir de segunda-feira, 2 de maio. O valor da descida no preço final pode mesmo ser superior a 17 cêntimos por litro — isto se não existirem grandes oscilações na cotação do barril do Brent que é referência para o mercado.
Segundo a CNN Portugal, esta será a segunda vez que os combustíveis descem em Portugal desde o início da invasão da Ucrânia por parte da Rússia. Durante os próximos dias irá manter-se o atual desconto no imposto.
Neste caso, o gasóleo custará menos 4,7 cêntimos por litro e a gasolina menos 3,7 cêntimos por litro. A estimativa final por parte do governo quando apresentou estes dois descontos era que o valor da descida no preço de venda ao público fosse superior a 20 cêntimos.
Com a primeira redução já em vigor, é provável que os preços desçam pouco mais do que 17 cêntimos. Por parte das gasolineiras, deve verificar-se um pequeno aumento antes da forte descida causada pela redução do imposto. Por isso, se pensa abastecer o carro por estes dias, o melhor será mesmo esperar por segunda-feira, 2 de maio.