Na cidade

Preparado para regatear? O Festival Islâmico regressa a Mértola já em maio

As ruas da cidade alentejana vão-se encher-se de cor graças às especiarias e às tapeçarias vendidas no souk.
O souk abre às 10 horas.

O Festival Islâmico de Mértola aconteceu pela primeira vez em 2001. Volvidos 22 anos sobre a estreia, o evento vai fazer algo inédito: decorrerá dois anos seguidos. A iniciativa costumava ser bienal, tendência que vai deixada de lado em 2023, uma vez que também se realizou o ano passado.

Entre 18 e 21 de maio, o centro histórico de Mértola vai-se transformar num verdadeiro souk (nome dado para designar um mercado tradicional no norte de África e países árabes). Ao longo de quatro dias vai encontrar artesanato, doçaria típica, produtos regionais, tecidos alentejanos, marroquinos, egípcios, espanhóis e tunisinos numa feira que se estende ainda aos arrabaldes.

Os visitantes são incentivados a regatearem os preços, algo que é muito comum na cultura árabe. Se acha que conseguirá comprar determinado produto pagar um valor mais baixo, não tenha medo de tentar negociar o valor. A intenção da organização é que possa “viver o presente de um mercado árabe real, com comerciantes reais, sem encenações ou recriações históricas”, descrevem.

Além disso, o festival pretende celebrar “a interculturalidade intrínseca” entre Mértola (antes chamada Martulha) e o mundo islâmico. Na sua base está o “trabalho arqueológico realizado sobre o património de Mértola”. Na verdade, a imagem da 12.ª edição inspirou-se numa tigela de cerâmica do século XII que pode ser visitada no Núcleo de Arte Islâmica do Museu de Mértola Cláudio Torres.

A feira vai ter cerca de 120 expositores, que vão decorar as ruas com as suas tapeçarias, peças de bijuteria e cestaria coloridas, e que vão perfumar Mértola com dezenas de especiarias e chás. O evento, porém, não se resume à compra e venda de produtos islâmicos. A organização planeou diversos concertos que irão trazer os ritmos da música árabe a Portugal.

Os marroquino-espanhóis CusCus Flamenco e os sírios TootArd são alguns dos nomes confirmados no Festival. Ambos misturam diversos estilos, como o flamenco, a poesia e, claro, os ritmos árabes. A primeira apresentação será às 21h30 no Castelo de Mértola, enquanto que a outra está marcada para a meia-noite e meia no Cais do Guardiana. Os dois concertos estão marcados para 19 de maio.

O evento abre às 10 horas e fecha ao meio-dia. No domingo, porém, o horário é diminuído e o souk encerra às 19 horas. Tal como já é habitual, a entrada é livre.

Carregue na galeria e veja algumas das fotografias da edição anterior do Festival Islâmico de Mértola.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT