Na cidade

Prepare o cachecol: chegou a Portugal o maior nevão dos últimos anos

Prevê-se que as condições atmosféricas em Portugal piores nos próximos dias. Braga, Viana do Castelo e Vila Real estão em alerta vermelho.
O maior nevão desde 2018.

Chuva, vento, agitação marítima e neve têm sido as condições atmosféricas dos últimos dias e o cenário deverá manter-se até ao fim de semana. O mau tempo agravou-se, sobretudo, nas regiões norte e centro do País, fator que resultou no maior nevão desde 2018 em território nacional.

A queda de neve, que está a afetar todos os pontos altos da Península Ibérica, começou na Torre, na Serra da Estrela, esta quarta-feira, 6 de março.

O nevão chega acompanhado por temperaturas mínimas que podem atingir os quatro graus negativos. Guarda e Castelo Branco passam de alerta amarelo para laranja entre as 3h00 de sexta-feira e as 12h00 de sábado devido à queda de neve.

Os distritos de Braga, Viana do Castelo e Vila Real estão em alerta vermelho devido à queda de neve prevista para a madrugada e manhã deste sábado. Está prevista uma acumulação de neve até 20 centímetros em áreas acima dos 800 metros e até 40 centímetros acima dos mil metros de altitude.

“As acumulações de neve no solo poderão, em determinados momentos, superar os 20 centímetros a cotas superiores a 1000 metros de altitude, sendo que nos pontos mais altos da Serra da Estrela poderá acumular cerca de um metro de neve no final do período”, destaca o Instituto Português do Mar e da Atmosfera

As imagens recolhidas ao longo da quinta-feira passada, 7 de março, comprovaram as previsões do IPMA que apontavam para queda de neve significativa nas terras altas das regiões mencionadas. 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT