Os Santos Populares já lá vão, assim como as tradicionais romarias de verão, mas ainda há muitos eventos temáticos para aproveitar antes que o ano termine. Para aqueles que gostam de viajar ao passado, vestir os trajes da época e assistir a torneios de cavalos, preparem-se: há uma série de feiras medievais para conhecer até ao final do ano.
Espetáculos de fogo, cortejos, duelos de espada em riste e mercados medievais. De norte a sul do País, estes eventos que nos levam a viver na Idade Média durante um dia (ou mais) atraem cada vez mais público. É uma oportunidade única para aprender tudo sobre a época, desde os costumes às iguarias típicas.
Da Feira Medieval de Palmela ao Paderne Medieval, em Albufeira, o mais difícil será escolher apenas uma. O próximo evento do género acontece já entre 10 a 15 de setembro, em Matosinhos.
Após ter contado com a presença de cerca de 80 mil pessoas em 2023, a Feira Medieval de Leça do Balio, centrada na recriação histórica “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”, regressa ao norte do País — e desta vez com um dia de festa extra. Durante cinco dias, todos os caminhos vão dar ao emblemático Mosteiro de Leça de Balio, classificado como Monumento Nacional desde 1910, que é também o epicentro desta viagem medieval.
Durante muito tempo, os cavaleiros da Ordem dos Hospitalários protegeram os peregrinos que ali paravam. O tempo foi também palco do primeiro casamento romântico na história da monarquia portuguesa, entre o rei D. Fernando e D. Leonor de Telles. A recriação desta cerimónia do século XIV é um dos momentos mais aguardados do evento e este ano será protagonizada pelos atores André Leitão e Catarina Siqueira.
Com a 19.ª edição da iniciativa chegam também várias novidades, a começar pelo Jardim Medieval, um novo espaço onde é possível descobrir plantas e ervas medicinais utilizadas na medicina e na alimentação, e a estreia de um espetáculo sobre a bravura dos cavaleiros na proteção dos peregrinos de Santiago.
Para quem vive em Lisboa, também há opções para viajar ao passado sem ser preciso ir muito longe. Um dos maiores eventos de época da capital acontece em Marvila, de 20 a 22 de setembro. Durante três dias, os visitantes poderão assistir a teatros de rua, bem como às tradicionais danças de bailarinas com serpentes, cortejos medievais, lutas de espadas e artes circenses.
Uns dias depois, podem aproveitar para conhecer a emblemática Feira Medieval de Palmela, no distrito de Setúbal, que regressa ao centro histórico da vila entre 27 e 29 de setembro. Este ano, o tema é “Um Cavaleiro de Santiago para Alcaide-Mor de Palmela” e tudo se vai desenrolar no século XV. A animação nos acampamentos temáticos, os torneios e os cortejos também não vão faltar num dos maiores eventos medievais do País.
Carregue na galeria para conhecer 11 feiras medievais para conhecer até ao final do ano.