Os dias têm estado mais frios do que o normal nas últimas semanas devido à massa de ar polar que afetou Portugal. Agora, vem aí também chuva. O tempo em Portugal continental vai ser condicionado a partir desta quarta-feira, 8 de fevereiro, por uma “região depressionária complexa”, que vai trazer de volta a chuva forte e neve, avisa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
“O estado do tempo no território do continente será condicionado até dia 9 (quinta-feira), por uma região depressionária complexa, com um núcleo centrado a sudoeste do Algarve, e outro, pouco cavado, sobre o norte da Península Ibérica”, refere o IPMA.
Isto significa que, até meio da tarde de quinta-feira, prevê-se a ocorrência de precipitação, em especial na região sul. No Alentejo e Algarve, a chuva poderá ser “localmente intensa e ocasionalmente acompanhada de trovoadas e queda de granizo”.
Já a neve deverá começar a cair nas regiões altas do Norte e Centro nesta manhã de quarta-feira. Segundo o IPMA, há a possibilidade de nevar na serra de S. Mamede, na região fronteiriça do nordeste alentejano. Devido à previsão de neve, os distritos de Guarda e Castelo Branco foram colocados sob aviso amarelo nesta quarta-feira. O IPMA emitiu o mesmo aviso para os distritos de Beja e Faro, devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes.
Quanto às temperaturas, o IPMA alerta que vão voltar a descer, podendo atingir valores negativos em algumas zonas do País. No caso das temperaturas máximas, deverão variar entre os 8 e os 13 graus, no interior Norte e Centro, e entre os 12 e 18 graus nas restantes regiões de Portugal Continental.
No caso dos valores mínimos, o IPMA aponta para temperaturas negativas, entre os -4 e os -10 graus, “sendo mais baixas no interior Norte e Centro”, revelam as previsões.