Fora de casa
ROCKWATTLET'S ROCK

Na cidade

Prepare-se. Depressão Benjamin traz chuva e instabilidade nos próximos dias

As regiões norte e centro do País serão as mais afetadas pelo vento forte e aguaceiros.

A partir desta quinta-feira, 23 de outubro, o tempo em todo o País vai mudar ligeiramente devido à chegada da Depressão Benjamin. O alerta vem do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que acrescenta que as regiões norte e centro de Portugal serão as mais afetadas.

Nos próximos dias, é possível que o vento esteja mais forte, podendo atingir os 95 quilómetros por hora nas terras altas do norte e centro. “A precipitação irá ser por vezes forte, em especial no Minho e Douro Litoral, sendo fraca na região sul. Devido a esta situação foram emitidos avisos de nível Amarelo de precipitação para o Minho e Douro Litoral, e de rajada nas terras altas das regiões Norte e Centro”, aponta o Instituto.

As temperaturas máximas nesta quinta-feira irão oscilar entre os 27 graus de Faro e Évora e os 16 da Guarda. O norte e o centro, tal como é habitual, serão as regiões mais frias, seguidas de Lisboa e Vale do Tejo e, por fim, do sul do País. 

A chuva, por sua vez, será constante em todo o continente, sobretudo entre sexta-feira, 24 de outubro, e sábado. A região com maior probabilidade de registar “acumulados de precipitação mais elevados” neste período é o centro.

Sábado será o dia mais frio da semana, com as temperaturas máximas a oscilarem entre os 26 graus de Beja e os 14 da Guarda. A média será de 19 graus. 

Já no domingo, 26, o IPMA prevê-se um desagravamento das condições meteorológicas, com “o sistema frontal a deslocar-se para a região sul, onde a precipitação poderá ser temporariamente mais intensa neste dia até ao início da tarde”.

ARTIGOS RECOMENDADOS