A primavera começou oficialmente na segunda-feira, 20 de março, e a subida das temperaturas fez-se logo sentir em todo o País. E os próximos dias devem ser ainda mais quentes. Tudo indica que esta estação do ano será mais quente do que tem sido habitual, segundo a análise do Copernicus ‒ Programa de Observação da Terra da União Europeia.
As temperaturas vão continuar a subir a partir da próxima segunda-feira, 27 de março, e podem mesmo atingir (ou ultrapassar) 30 graus, adianta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A região sul será a mais quente e, no restante território continental, os termómetros vão registar entre 25 e 29 graus.
A chuva irá dar tréguas durante uns tempos e algumas zonas do Vale do Tejo, Vale do Guadiana e do Alentejo “devem aquecer bastante”, podendo mesmo chegar aos 31 graus.
Já no interior, os termómetros deverão atingir os 27 graus e os valores deverão manter-se elevados até quinta-feira, 30 de março. As temperaturas da próxima semana vão estar, em alguns locais, “mais de 5 graus acima do valor médio para esta altura do ano”, adiantou Nuno Lopes, do IPMA, ao “Multinews”.
Os meses de maio e junho também deverão registar temperaturas acima do normal em todo o território nacional, pelo que se espera uma primavera mais quente e um início de verão mais ameno, segundo a previsão sazonal do Copernicus.
Esta estação do ano é uma das mais temidas para quem sofre de alergias. Sabe que pode evitar ataques de asma e rinite alérgica sem medicação? Leia este artigo da NiT para descobrir a recomendação dos especialistas sobre a melhor forma de lidar com este problema sem recorrer a medicamentos.