Na cidade

Prepare-se para o calor: temperaturas podem ultrapassar os 30 graus esta semana

A subida mais acentuada é esperada a partir de terça-feira, 28 de maio, sobretudo no sul do País.
É tempo de praia.

Se há meses em que temos a certeza de que vai estar frio ou calor, maio foi, sem dúvida, um dos mais incertos em relação aos termómetros. Depois de dias de chuva intensa e uma ligeira descida de temperaturas, os últimos dias do mês vão ser marcados pelo regresso do calor, que deverá ser mais expressivo nas regiões centro e sul.

A chuva vai dar tréguas esta semana, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Existe, contudo, “uma probabilidade baixa de precipitação fraca na zona litoral norte no primeiro fim de semana de junho”. 

Quanto às temperaturas, espera-se uma nova subida generalizada, com as máximas no interior do País a atingirem valores típicos do verão ao longo da semana. O Alentejo, por exemplo, terá sempre máximas acima dos 30 graus, havendo até zonas que poderão atingir os 35, como no vale do Guadiana.

Para esta segunda-feira, 27 de maio, espera-se um aumento pouco significativo das temperaturas para a região norte, onde os distritos de Porto e Viana do Castelo poderão registar 19 e 18 graus, de acordo com a “Meteored”. O aumento com maior expressividade deverá ser no distrito de Castelo Branco, com máximas que podem chegar aos 29 graus. 

A subida mais acentuada é esperada a partir de terça-feira, 28 de maio, onde os termómetros poderão chegar aos 30 graus (ou até ultrapassar) em distritos como Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja. Quanto à temperatura mínima no território continental, deverá situar-se entre os 9 e os 18 graus nas regiões do interior norte e centro e na região sul, sendo que nas zonas litorais os valores deverão oscilar entre os 11 e os 18 graus.

Em Lisboa, as máximas andarão entre os 26 e os 28 graus, enquanto as mínimas deverão rondar os 14 e 17 graus.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT