Depois de um fim de semana marcado pelo sol um pouco por todo o País, parece que o calor de agosto veio mesmo para ficar, apesar de o tempo continuar instável. A próxima semana traz uma subida de temperaturas, mas também pode trazer alguma chuva.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) espera-se uma subida de temperatura a partir de dia 7, quarta-feira, mas antes há “possibilidade de chuva” devido à influência de uma crista anticiclónica. “Na próxima semana estaremos sob a influência de uma crista anticiclónica, temporariamente a aproximação de uma superfície frontal em dissipação no dia 6, com possibilidade de ocorrência de precipitação fraca (probabilidade inferior a 35 por cento) restringida ao litoral norte e centro”, explicou o instituto.
O vento irá predominar do quadrante norte, embora devido à formação da depressão térmica e outros núcleos depressionário poderão ocorrer alterações na direção e intensidade do vento.
Os valores da temperatura média vão situa-se acima do normal para a época do ano, especialmente o fim da próxima semana, nas regiões do interior, principalmente no norte e centro. Espera-se, portanto, uma subida de temperatura a partir de dia 7, com as máximas a rondar os 20 e os 38 graus, podendo alcançar pontualmente os 39 e os 41 nas zonas do vale do Douro, Tejo, Sado e Guadiana. As mínimas rondarão os 13 e os 23 graus.
Para esta segunda-feira, as máximas vão rondar entre os 25 (Viana do Castelo) e os 39 graus (Viana do Castelo). No caso de Lisboa, os termómetros deverão chegar aos 31 de máxima e aos 19 de mínima. O dia mais quente será na sexta-feira, com as máximas a chegarem aos 33 graus.