Na cidade

Prepare-se para o temporal. Vai ser um dia de vento, trovoada e muita chuva

Todos os distritos estão sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, por vezes forte, e vento intenso, segundo o IPMA.
Vem aí temporal.

A partir das 9 horas desta quarta-feira, 8 de janeiro, todos os distritos do País vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, por vezes forte, acompanhada de trovoada e vento intenso, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). As rajadas de vento poderão alcançar até 110 quilómetros por hora no litoral e nas terras altas, especialmente entre Viana do Castelo e Leiria.

O estado do tempo deve-se a uma nova depressão formada no Atlântico, que irá deslocar-se rapidamente de oeste para leste, com o seu centro a circular entre as Ilhas Britânicas e o norte da Península Ibérica. “A sua frente fria associada, bastante ativa, trará precipitação de Norte a Sul de Portugal continental”, adianta a “Meteored”.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Viseu, Bragança e algumas zonas de Coimbra e Guarda serão as mais afetadas. Além disso, um rio atmosférico, carregado de humidade e proveniente do Atlântico, vai reforçar a chuva nas zonas do País mais expostas aos fluxos de sudoeste.

Quanto ao vento forte, a fase mais crítica do temporal ocorrerá até às 12 horas desta quarta-feira, 8 de janeiro. Já no que diz respeito à agitação marítima, são esperadas ondas com quatro a cinco metros de altura significativa, podendo atingir os oito metros de altura máxima.

Com o transporte de uma massa de ar de origem tropical, prevê-se também um aumento significativo da temperatura mínima, que deverá variar entre os cinco e os nove graus. Devido à volumosa quantidade de precipitação prevista para um curto espaço de tempo, existirá risco de inundações rápidas em zonas historicamente vulneráveis.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT