Na cidade

Prepare-se para um Carnaval com chuva, frio e alguma neve

As temperaturas vão voltar a descer no fim de semana. As regiões mais altas vão ficar pintadas de branco.
Não se esqueça do guarda-chuva.

Após várias semanas com temperaturas acima da média, a chegada da depressão Karlota obrigou os portugueses a tirar os casacos quentes do armário. Se tinha planos para o fim de semana de Carnaval, temos más notícias. Os termómetros vão continuar a descer e a chuva vai manter-se até terça-feira, 13 de fevereiro.

“O frio vai continuar nos próximos dias, sobretudo no domingo, porque vão continuar as ondulações frontais associadas à depressão”, explica à NiT Alfredo Graça, geógrafo do Meteored. “Destaca-se o ar polar frio pós-frontal que continua afetar Portugal e vai causar descida de temperaturas.”

No sábado, vão manter-se os avisos amarelo e laranja devido à forte agitação marítima. Embora haja espaço para períodos de céu nublado ou abertas em algumas zonas do País, a ocorrência de precipitação será uma realidade na maioria das regiões. No interior Norte e centro, está prevista a formação de gelo.

Quanto às temperaturas, a mínima esperada para Lisboa será de 10 graus e as máximas não vão ultrapassar os 15 graus. Os termómetros vão registar valores um pouco mais baixos no Porto, com variações entre os 8 e os 13 graus.

A combinação do ar gelado com a precipitação vai prolongar-se até ao dia de Carnaval. Na segunda e terça-feira (12 e 13 de fevereiro), “existe ainda a possibilidade de queda de neve nas terras altas, nomeadamente nas principais serras do Norte e Centro devido ao ar frio” acrescenta o especialista.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT