Na cidade

Prepare-se para um mês caótico. Maquinistas da CP vão fazer greve entre 1 e 30 de abril

Como já tem sido habitual desde o final de 2022, os funcionários pedem aumentos salariais e melhoria nas condições de trabalho.
Mais uma.

O Sindicato Nacional dos Maquinistas (SMAQ) anunciou esta quinta-feira, 23 de março, que os maquinistas da CP — Comboios de Portugal farão uma nova greve entre 1 e 30 de abril. Os funcionários acusam a empresa de não ter “efetuado qualquer diligência para a resolução do conflito laboral em curso”. Os empregados pedem aumentos salariais e melhoria nas condições de trabalho.

“Não tendo nem a tutela, nem a CP, neste interregno — numa atitude autista e de desconsideração pelos trabalhadores e pelas dificuldades que estes e as suas famílias atravessam nestes tempos de inflação galopante —, efetuado qualquer diligência para a resolução do conflito laboral em curso, não resta aos maquinistas outro caminho se não continuar a luta”, aponta o Sindicato.

Nesta nova greve estarão envolvidos maquinistas, inspetores de tração, técnicos, entre outros. Esta incluirá períodos de paralisação entre as 00h30 e as seis da manha durante todo o mês de abril. Os maquinistas também adiantam que não trabalharão mais de sete horas e meia por dia e tampouco se deslocarão à sede entre a meia-noite e seis da manhã.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT