Depois de um fim de semana com temperaturas primaveris e céu limpo, o estado do tempo vai começar a mudar já esta segunda-feira, 14 de abril. Uma frente fria associada a um centro de baixas pressões situado a noroeste do continente vai trazer alguma chuva ao território continental já eesta manhã, inicialmente na faixa litoral Norte e Centro, com fraca intensidade. Os aguaceiros vão intensificar-se nas horas seguintes e deverão alastrar para outras regiões do País, segundo a “Meteored”.
Além do regresso da chuva, espera-se a diminuição das temperaturas máximas e mínimas em todo o continente, com valores mínimos a oscilar entre os três graus (Guarda) e os 12 graus (Lisboa). Já os máximos, poderão variar entre os 10 graus, na Guarda, e os 18 graus, em Faro, esta segunda-feira.
A descida de temperaturas deve-se a uma “massa de ar muito frio nas camadas médias-altas da atmosfera” que se irá deslocar desde as imediações da Gronelândia, chegando a Portugal no início desta semana. As temperaturas poderão levar à queda de neve na Serra da Estrela, especialmente na terça-feira, 15 de abril, uma vez que os termómetros poderão atingir os dois graus negativos nas cotas mais elevadas.
No resto do País, as temperaturas mínimas poderão variar entre os dois e os 11 graus, enquanto que as máximas irão rondar os sete e os 17 graus.
O cenário irá manter-se ao longo do dia de quarta-feira, 16 de abril, com a chuva a concentrar-se na faixa litoral e a alastrar-se depois para o resto do continente, embora com pouca intensidade. Quanto às temperaturas, esperava-se uma nova descida, com mínimas a chegar aos graus negativos na zona da Guarda.
A instabilidade deverá persistir ao longo da semana da Páscoa, com uma ligeira subida das temperaturas a partir de quinta-feira, 17 de abril, mas ainda assim prevê-se que a média esteja entre um a três graus abaixo do habitual para esta altura do ano.