A chuva deu tréguas no início da primeira semana de novembro, mas não será por muito tempo. O estado do tempo vai mudar já esta quarta-feira, 5 de novembro, e além de chuva forte, trovoada e agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta para a possibilidade de “fenómenos extremos de vento” e granizo.
A mudança deve-se à “passagem de uma superfície frontal de forte atividade, que vai ser rápida à passagem, mas com intensidade de precipitação muito fortes.” São esperadas rajadas de vento na ordem dos 80 quilómetros por hora na zona de Lisboa e superiores a 100 quilómetros por hora no norte e centro do País.
O IPMA alerta para a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela. Devido a estas previsões, lançou um aviso laranja para todos os distintos de Portugal Continental — à exceção de Bragança. As cidades acumulam ainda aviso amarelo devido ao vento.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Quanto às temperaturas, as máximas devem variar entre os 13 e os 21 graus nas regiões do interior norte e centro, sendo que no sul e no litoral do País os termómetros devem fixar-se entre os 18 e os 23 graus.
Já as mínimas, segundo as previsões, deverão situar-se entre os 4 e os 11 graus no interior norte e centro e entre os 8 e 13 graus na região sul. No litoral, os valores podem ser um pouco mais altos, oscilando entre os 7 e os 16 graus.

LET'S ROCK







