Na cidade

Prepare-se: a semana começa com chuva, trovoada e avisos amarelos

Seis distritos do continente vão estar sob alerta já esta segunda-feira, devido à previsão de aguaceiros fortes, queda de granizo e vento.
Vista o casaco e calce as botas.

Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para esta semana, pode contar com muita chuva persistente um pouco por todo o País. E já a partir desta segunda-feira, 5 de junho. Entre as 12 e as 21 horas, vão estar seis distritos sob aviso amarelo: Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco e Portalegre. Já para o arquipélago dos Açores, o IPMA emitiu avisos amarelos e laranjas a sete das ilhas devido à possibilidade de ocorrência de chuva, trovoada e vento. O alerta manter-se-á até quarta-feira, dia 7 de junho.

As ilhas do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) estão sob aviso laranja, o segundo mais grave da escala, entre as 21 horas locais (22 em Lisboa) de segunda-feira e as 9 horas de terça-feira, devido à previsão de precipitação por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada. Já para as ilhas do grupo central (Terceira, São Jorge, Graciosa, Pico e Faial) foi emitido um aviso amarelo entre as 6 da manhã de terça-feira e meia-noite de quarta-feira.

Nestas cinco ilhas vigora ainda um aviso amarelo, devido à previsão de vento, com direção de nordeste, entre as 9 horas de terça-feira e a meia-noite de quarta-feira.

De acordo com o IPMA, o aviso laranja, o segundo mais grave da escala, é emitido em “situação meteorológica de risco moderado a elevado”. O aviso amarelo, o terceiro mais grave da escala, é emitido em “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

Existe também um alerta para uma situação pouco comum, com a chegada de uma “depressão complexa ao território continental”. “Esta depressão deverá exercer a sua influência com a intensificação do vento no dia 6 e com precipitação generalizada prevista para dia 7, que poderá prolongar-se ao longo da semana, ainda com alguma incerteza inerente à posição e deslocação destes sistemas depressionários.”

Será, portanto uma semana “anormal”, no sentido em que a “precipitação total vai manter-se acima do normal para todo o território e a temperatura média vai manter-se também acima do normal em especial no início da semana e nas regiões da metade oeste do território continental”.

Essa depressão estará a chegar às ilhas — na Madeira, duas regiões receberam já alerta vermelho — e posteriormente ao continente.

Apesar dos avisos de chuva, as temperaturas máximas irão variar entre os 19 e os 34 graus, com a mínima a ficar-se entre os 9 e os 20 graus.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT