Na cidade

Prepare-se: uma tempestade solar atinge a Terra esta quarta-feira

O fenómeno pode causar flutuações na rede elétrica e interrupções na operação de satélites.
É classificada como nível 1.

A tempestade solar — ou ventos de fogo — é um dos fenómenos que estão a colocar os especialistas sob alerta. Espera-se que a perturbação temporária atinja o campo magnético da Terra esta quarta-feira, dia 3 de agosto. No entanto, é uma tempestade classificada como “menor”, isto é, de nível 1.

Estes ventos solares surgem a uma alta velocidade, expelidos através de uma fisga na atmosfera do sol. Os designados buracos coronais manifestam-se através de manchas escuras que permitem que o vento passe para o espaço, atingindo uma velocidade de 2,9 milhões de quilómetros por hora.

Entre os principais problemas que podem ser causados pelo fenómeno encontram-se flutuações na rede elétrica e interrupções na operação de satélites. Quando estas perturbações são de maior magnitude, podem mesmo ser derrubados satélites no planeta, informa o site “LiveScience”.

Atualmente, pode-se observar que “o material gasoso está a fluir de um buraco sul na atmosfera solar”. Foi esta realização que levou os meteorologistas do Centro de Previsão de Tempo Espacial (SWPC) da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos EUA a prever a tempestade.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT