Se utiliza frequentemente os comboios da CP para se deslocar, prepare-se: vem aí mais uma greve. O Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ) convocou uma paralisação para esta sexta-feira, 6 de dezembro, que irá afetar os vários serviços da empresa.
A greve surge na sequência das novas sanções impostas pelo ministro da Presidência, Leitão Amaro, que estabeleceu uma relação entre a sinistralidade ferroviária e a taxa de álcool dos trabalhadores. “Esta decisão surge em defesa da segurança ferroviária, da dignidade e honra dos maquinistas, e da justa valorização do seu trabalho”, diz o sindicato em comunicado, citado pelo “Público”.
A paralisação abrange os serviços da CP, IP, Fertagus, Metro Sul do Tejo, ViaPorto (Metro), Captrain e Medway (mercadorias) e a CP prevê que terá um impacto na circulação no dia da paralisação e nos anteriores e seguintes. “Por motivo de greve convocada pelo sindicato SMAQ, preveem-se fortes perturbações na circulação no dia 6 de dezembro com impacto nos dias anterior e seguinte”, refere a empresa.
Os representantes dos maquinistas tiveram uma reunião na quarta-feira passada, 27 de novembro, para tentar chegar a um acordo com o Ministério das Infra-Estruturas. Porém, não chegaram a acordo e a greve manteve-se. A empresa portuguesa ainda não decretou serviços mínimos.
Os clientes que já têm bilhetes para viajar em comboios da CP podem pedir reembolso, no valor total do bilhete adquirido, ou a troca gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe. Este processo pode ser realizado no site ou nas bilheteiras.