Na cidade

Prepare-se: vem aí mais uma greve de dois dias da CP

Os trabalhadores consideram a proposta da empresa inaceitável e avançam com nova paralisação em julho.
Más notícias.

Os trabalhadores da CP ‒ Comboios Portugal vão voltar a estar em greve nos dias 22 e 24 de julho. Os sindicatos acusam a administração da empresa de apresentar uma proposta inaceitável.

“Além do plenário marcado para 11 de julho, um conjunto de sindicatos entregou à CP um pré-aviso de greve para os dias 22 e 24 deste mês”, lê-se numa nota da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans).

Para os trabalhadores, é “inaceitável” que a administração da CP, depois de ter garantido que iria estender a todos os colaboradores um acordo que foi celebrado com uma organização sindical, queira condicionar isso à aceitação da proposta de regulamento de carreiras. A Fectrans defende que a proposta “aumenta a polivalência de funções e não valoriza a grela salarial”. 

Estava marcada para esta sexta-feira, 5 de julho, uma reunião com a empresa, que foi desmarcada, uma vez que a CP tem que discutir o processo de tutela. “Esperamos que após isso venham com ideias mais claras para desenvolver o conflito e não com a mesma linha de confronto e provocação”, disse o sindicato.

Além da greve de dois dias, está agendado um plenário nacional para a próxima quinta-feira, 11 de julho, na estação de Entrecampos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT