É no distrito de Viana do Castelo, perto da fronteira com Espanha, que vai encontrar uma verdadeira cidade Natal, com tudo o que a época pede: luz, gelo, neve, animação, festa e duendes. Valença já tem tudo preparado para arrancar com as festividades natalícias — e vão ser 38 dias de muita animação.
Tudo começa no feriado de 1 de dezembro, sexta-feira, com a inauguração das luzes, mas a programação estende-se até 7 de janeiro, com dezenas de iniciativas para todas as idades. “Valença dará cor e luz ao ambiente especial que se respira nesta época, tornando-se um destino preferencial de Natal, devido às inúmeras atividades que temos para oferecer”, sublinha o presidente da autarquia, José Manuel Carpinteira.
Assim que começar o novo mês, pode rumar ao norte do País para conhecer a famosa fortaleza de chocolate, uma feira dedicada, em exclusivo, à degustação e compra de produtos à base de cacau, que decorrerá até 10 de dezembro. Já nos fins de semana, aproveite para conhecer o Mercado de Natal, com produtos da época que vão estar à venda no Jardim Municipal.
É precisamente no mesmo local que acontece, também aos sábados e domingos, a Duendelândia, um espaço pensado para os mais novos. Entre as 14 e as 22 horas, os miúdos podem divertir-se no circuito de arborismo, parque de trampolins, comboio, circuito de renas, insufláveis e, claro, a casa do Pai Natal.
Um dos grandes destaques do evento é o “Há Neve na Praça”, o momento em que a Praça da República, na Fortaleza de Valença, vai encher-se de neve, num “spot natalício que promete espalhar a magia da época”, entre 15 e 23 de dezembro.
No dia 16, o Teatro Municipal de Tui recebe o grande concerto de Natal da Eurocidade, enquanto a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra irá acolher, novamente, a exposição coletiva de presépios, elaborada pelos movimentos associativos valencianos. Já na rotunda da Trapicheira, estará o emblemático presépio de troncos de madeira, em tamanho real, com a maior estrela de Natal do País, uma estrutura de 12 metros de diâmetro, toda iluminada.
Nos últimos dias do evento, a 5 de janeiro, acontece a cavalgata internacional de reis, que percorrerá as avenidas centrais da cidade, em direção à ponte centenária e, daí, até ao Paseo da Corredoira, em Tui.