Na cidade

Presépios, mercados e bolo do caco: a Madeira já está pronta para o Natal

A ilha tem um programa de festas para a quadra natalícia — e é bem diversificado.
A Madeira tem mais encanto no Natal.

Qualquer altura do ano é boa para visitar a Madeira, mas a ilha tem ainda mais encanto durante a quadra festiva. É lá que fica o oitavo melhor mercado de Natal da Europa de 2022, segundo a “European Best Destinations” 

A Madeira já está preparada para receber o Natal e a Passagem de Ano com um programa especial que arranca esta quinta-feira, 1 de dezembro, e que se vai prolongar até 8 de janeiro. As famosas luzes de Natal já iluminam o Funchal e são uma das maiores atrações da cidade durante a época, juntamente com o Mercadinho de Natal, que ocupa a Placa Central da Avenida Arriaga.

Com vários produtos tradicionais e da gastronomia regional, mais de 20 casinhas vão estar decoradas a preceito para celebrar a época festiva. Além do mercado, o centro da cidade será palco dos concertos de Natal e atuações dos grupos de folclore e das bandas filarmónicas.

Outro grande destaque do Natal no Funchal fica junto à Sé, ocupa uma área de 300 metros quadrados e não passa despercebido a ninguém. Trata-se do conceituado presépio em tamanho real, com 12 figuras em talha policromada, que pretende homenagear e representar o nascimento do Menino Jesus numa cenografia com cariz tradicional, cruzando alguns elementos mais contemporâneos.

A Aldeia Etnográfica, construída de forma típica e rústica, com as casas cobertas a palha e com miolo de vime, vai estar exposta no Largo da Restauração, num espaço decorado com vegetação natural, que representa a paisagem natural da Madeira. Por lá, vai encontrar uma exposição de antiguidades, réplicas, objetos elucidativos das atividades desenvolvidas na época e demonstrações que retratam profissões que acabaram por ser esquecidas.

É também ali que estão expostos outros dois presépios: o grande presépio de rochina tradicional madeirense e o presépio de escadinha, com elementos característicos, como o menino, arquinho, fruta, searas e brindeiro. Já no que diz respeito à gastronomia, não vão faltar bolos do caco, sandes de carne-vinhos-e-alhos, sopas regionais e, claro, as bebidas típicas, broas e bolos tradicionais. O Jardim Municipal vai ser o paraíso dos miúdos, que podem encontrar por lá o Pai Natal, bonecos de neve e até mesmo renas.

A Passagem de Ano da Madeira também é uma das mais famosas do mundo. Por isso mesmo, milhares de turistas apanham o avião para passar o último dia do ano na ilha, conhecida pelos grandes espetáculos de fogo-de-artifício. 

Neste ano, o arquipélago volta a apresentar um espetáculo pirotécnico e de iluminação de oito minutos que promete ficar na memória de todos “As Festas de Natal e Ano Novo são programadas com cuidado, indo ao encontro dos desejos dos residentes, que vivenciam a quadra natalícia com grande entusiasmo, e também para surpreender quem nos visita”, reforça Eduardo Jesus, presidente da Associação de Promoção da Madeira e Secretário Regional de Turismo e Cultura.

Carregue na galeria para ver como a Madeira fica bonita durante esta época.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT