NiTletter
Fora de casa
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Na cidade

Primeira semana de verão traz poeiras de África, muito vento e temperaturas instáveis

Os primeiros dias poderão ser marcados por aguaceiros no norte do País. No fim de semana, os termómetros sobem em todo o País.

A partir desta segunda-feira, 23 de junho, e nos primeiros dois dias da semana, Portugal vai ser novamente afetado pela passagem de poeiras provenientes do norte de África, que causam alguma nebulosidade. Além disto, segundo a Meteored, é possível que surjam também aguaceiros no norte do País, acompanhados de trovoada e vento forte.

“Apesar de algumas zonas do litoral norte poderem registar períodos de chuva, acompanhados de trovoada, a faixa interior, especialmente a área mais próxima à fronteira com Espanha, poderá ser a mais afetada, tanto pela precipitação e trovoada, como pelo aumento da velocidade de rajada”, avança.

A Meteored alerta também para a formação de uma depressão isolada em altitude (DINA), a sudoeste da Península Ibérica, a partir deste domingo, 22. “Com o passar das horas, é expectável que a mesma comece a deslocar-se para nordeste, devendo atravessar Portugal continental, em direção a Espanha.”

Para quem tem planos de celebrar o feriado de São João, assinalado a 24 de junho, é importante ir preparado. Para além da chuva fraca que poderá ocorrer esta segunda-feira, 23, no Porto, a velocidade do vento irá aumentar, podendo atingir os 66 quilómetros por hora nas regiões montanhosas do Centro. As temperaturas vão oscilar entre os 16 graus da Guarda, e os 32 de Vila Real.

Em Lisboa, a temperatura mínima vai ser 17 graus e a máxima 28. A partir de terça-feira, 24, o vento forte poderá atingir também a parte sul do País. As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 14 graus de Setúbal e os 18 de Braga; enquanto as máximas vão ficar entre os 31 de Beja e os 22 de Sines.

Na quarta-feira, 25, espera-se um dia com menos vento e uma velocidade inferior aos 50 quilómetros por hora. As temperaturas mínimas vão rondar entre os 13 graus de Bragança e os 18 de Lisboa. Já as máximas, vão estar entre os 20 de Viana de Castelo e os 30 de Beja. Na quinta-feira, 26, o cenário mantêm-se.

No fim de semana, dias 28 e 29 de junho, as temperaturas máximas voltam a aumentar em todo o País. Beja poderá mesmo atingir os 41 graus no sábado, 28, enquanto em Faro, rondará os 36. Já em Lisboa, permanecerá nos 34. No norte e no centro, a máxima será de 33.

ARTIGOS RECOMENDADOS

ENTRETANTO EM