NiTletter
Fora de casa
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Na cidade

Príncipe Real e Praça de São Paulo já têm máquinas de copos reutilizáveis

A autarquia quer estender o sistema a várias zonas da cidade. Cada copo vale 60 cêntimos e o valor é reembolsável.

A Câmara Municipal de Lisboa está dedicada a implementar um sistema de reutilização de copos nas zonas de diversão noturna na cidade. O bairro do Príncipe Real e a Praça de São Paulo, na freguesia da Misericórdia, receberam as primeiras estações de recolha da capital.

As máquinas deste projeto-piloto, anunciado em janeiro, funcionam através do o “pagamento de um depósito de 60 cêntimos aquando da aquisição de uma bebida”. Posteriormente, os utilizadores devem dirigir-se à estação para depositar o copo e receber o reembolso do valor.

Esta abordagem pretende facilitar a devolução, tornando-a simples e rápida. Após a devolução, os copos serão higienizados e posteriormente restituídos aos comerciantes, promovendo assim a economia circular.

Numa primeira fase, o Lison Reuse inclui “a disponibilização de copos reutilizáveis em eventos selecionados e estabelecimentos aderentes, a “instalação de pontos de recolha acessíveis em zonas estratégicas da cidade” e “o lançamento de uma campanha de sensibilização dirigida a residentes e visitantes, destacando os benefícios da reutilização”, segundo a autarquia.

A autarquia quer estender o sistema às zonas do Bairro Alto, Bica e Cais do Sodré. “Vejo esta medida com um enorme potencial e que deverá ser expandida a mais áreas de Lisboa. Considero essencial que as cidades se tornem protagonistas na resposta aos novos desafios ambientais”, afirmou o presidente Carlos Moedas.

O sistema de reutilização de copos resulta de um protocolo estabelecido com a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e a empresa de reciclagem TOMRA. A medida procura responder a um dos principais problemas das áreas de diversão noturna. 

Todas as noites, são utilizados cerca de 25 mil copos descartáveis, que frequentemente ficam abandonados nas ruas.

ARTIGOS RECOMENDADOS

ENTRETANTO EM