Na cidade

Queda de neve fecha estradas no maciço central da Serra da Estrela

O frio irá manter-se até segunda-feira. Os efeitos da depressão Louis colocaram vários distritos sob aviso amarelo e laranja.
A neve já começou a cair.

Após uns quantos dias solarengos e com temperaturas amenas, o frio (e a neve) voltaram a atingir o País. O agravar das condições meteorológicas obrigaram mesmo ao encerramento de estradas no maciço central da Serra da Estrela esta sexta-feira, 23 de fevereiro.

A neve começou a cair ao início da noite de dia 22 e obrigou ao corte dos troços números 1 (Portela do Arão — Lagoa Comprida), 2 (Lagoa Comprida — Sabugueiro), 11 (Piornos — Torre), 12 (Torre — Torre) e 13 (Torre — Lagoa Comprida), segundo António Fernando Carvalho da Fonseca, do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela.

Durante a madrugada desta sexta-feira, 23 de fevereiro, o troço número 9, entre Piornos e Manteigas (no distrito da Guarda), também esteve encerrado. Como a NiT já lhe tinha contado, a depressão Louis é a responsável pela passagem vertiginosa de uma frente fria que está a afetar Portugal.

No Parque Nacional da Peneda—Gerês, por exemplo, este cenário invernoso prevê até 40 ou 50 centímetros de neve acumulada. Outra das zonas onde se podem estender um manto branco durante o fim de semana é o eixo montanhoso Alvão—Marão—Montemuro, entre 6 e 10 centímetros, e até 12 centímetros na Cordilheira Central. A queda de neve deverá prologar-se até à tarde de sábado, 24 de fevereiro.

A Serra da Estrela ficou pintada de branco e o cenário repetiu-se em Alturas do Barroso, Atino, Montalegre, Salto e Cabril.

Carregue na galeria para ver algumas imagens destas localidades cobertas de neve. 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT