na cidade

Queima das Fitas do Porto volta a ser cancelada devido à pandemia

O evento já não se tinha realizado em 2020. Os estudantes voltam a não se juntar este ano.
O evento volta a ser cancelado.

Em 2020 os estudantes do Porto não saíram à rua devido à pandemia da Covid-19. Este ano, a habitual Queima das Fitas volta a ser cancelada. A decisão foi conhecida através de um comunicado da Federação Académica do Porto que tomou a decisão depois de várias reuniões.

“Agarramos 2021 com esperança e preparados para retomar o que 2020 nos negou. 2021 seria o ano em que ficaria tudo bem, em que recuperaríamos os momentos com família e amigos, os abraços, os convívios e os sonhos que a pandemia nos tirou. Mas a evolução da situação epidemiológica da Covid-19 ainda não nos permite”, escreveu Ana Gabriela Cabilhas, presidente da direção da federação.

O evento só iria realizar-se caso estivessem reunidas todas as condições de segurança. Como não é o caso, a federação considerou por bem adiar a festa por mais um ano. “Esta decisão desperta em cada um de nós uma tristeza inexplicável, que só quem vive o Porto, as tradições, os momentos para a vida e a união da nossa Academia poderá sentir.”

O comunicado revela ainda que os habituais eventos que caracterizam a festa, como a serenata, a queima, o cortejo ou a missa serão lembrados em 2021. Ainda assim não foi descrito como tal irá acontecer, se por eventos online ou outro tipo de ações.

“As prioridades agora passam por assegurar uma formação académica de qualidade, com mais inovação pedagógica, prevenir o abandono escolar precoce e reforçar as condições de frequência do Ensino Superior”, conclui.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT