Na cidade

Quem são Miguel e Joca, os miúdos que ficaram famosos a saltar de um telhado?

Tinham 11 anos quando protagonizaram o vídeo que deu origem ao meme “Juro, Joca”. Agora, voltaram a recriar o momento.
Voltaram a recriar o vídeo.

Todos os conhecem, mas ninguém sabe de onde são, o que fazem e o que lhes passou pela cabeça quando decidiram saltar do telhado de uma casa. Sabe-se, no entanto, que um deles se chama Joca e que o amigo “jurou pela sua morte” que a queda não ia doer — mas enganou-se.

Miguel Matos e João Neves, na altura com 11 anos, protagonizaram o memorável vídeo que deu origem a um dos memes mais famosos de Portugal: o “Juro, Joca”. Já se passou mais de uma década, mas a expressão continua a fazer parte do leque de frases que entrou para o vocabulário de muitos portugueses.

Tudo porque, em 2011, dois miúdos perfeitamente normais, amigos desde a escola primária, decidiram saltar do telhado de uma casa em Guimarães. “Foi pura brincadeira de crianças. Estávamos na casa do nosso amigo Gabriel, a fazer vídeos e a saltar, e ele decidiu gravar-nos no momento em que aconteceu a desgraça”, começa por contar à NiT Miguel Matos, agora com 25 anos. 

Miguel, que “sempre foi muito ágil”, foi o primeiro a saltar. Já no chão, tentou incentivar o amigo, que estava com mais receio, a fazer o mesmo. “Oh Joca, não dói, juro pela minha morte”, exclamou, segundos antes de ver o amigo a cair de cara no chão.

O momento tornou-se um marco do humor popular nacional, mas o que poucos sabem é que, para o segundo miúdo, a queda não teve assim tanta graça. “Caiu mesmo por cima do braço e magoou o pulso. Teve de ir ao hospital e ficou com o braço ligado durante uns tempos devido à queda”, revela.

Com medo da reação dos pais, não confessaram o que realmente tinha acontecido naquele dia. Durante vários anos, a família acreditou que Joca tinha simplesmente caído de bicicleta. “Como tínhamos ido de bicicleta para a casa do nosso amigo, aproveitámos e usámos essa desculpa”, recorda.

A verdade só foi revelada em 2015, quando um colega de Miguel e João teve a (brilhante) ideia de partilhar o vídeo, que até então estava guardado apenas no computador, com o mundo. Assim que foi publicado na Internet, as visualizações não pararam de aumentar. 

“Foi para todo o lado, o Twitter, o YouTube, o Facebook. Já me disseram que até tinha passado no ‘Ridiculousness’ com legendas em inglês, mas nunca cheguei a ver”, confessa. Uma simples brincadeira de crianças que se tornou viral e deu origem ao famoso “Juro, Joca”.

A dupla podia ter-se aproveitado da fama, mas nunca fez grande questão de aparecer — até agora. Volvidos 14 anos, o mundo voltou a ver as caras de Miguel e João, já adultos, e no sítio se tornaram famosos: a casa do amigo Gabriel.

Em dezembro de 2024, receberam uma proposta da NOS para protagonizarem a nova campanha da operadora e pensaram: “Porque não?”. Assim, lá foram eles novamente saltar do telhado. Desta vez, o salto teve um desfecho melhor.

No anúncio sobre a 5G+, divulgado esta quarta-feira, 5 de fevereiro, Miguel é o primeiro a saltar e, já no chão, incentiva o amigo: “Juro, Joca. Juro pela minha net”, afirma. Em vez de cair no chão, Joca cai no conforto e segurança de um puff amarelo, decorado com almofadas pretas que realçam o 5G+ e segura um telemóvel na mão. Assim, deu o salto “para a rede mais rápida de sempre”.

A campanha da NOS voltou a “renascer a dupla” de que nunca mais ninguém ouviu falar após o vídeo viral. Miguel, que agora trabalha no ramo automóvel, e Joca, que tem uma empresa de próteses dentárias, mantiveram o contacto ao longo dos anos e continuam a viver em Guimarães, apesar de cada um ter seguido o seu caminho — sem saltos no telhado à mistura.

O novo anúncio da operadora surge meses após a recriação do vídeo viral “Buenos Dias, Matosinhos”, outro dos memes mais conhecidos de Portugal. Desta vez, pensaram no “Juro, Joca” para mostrar uma transição do 5G para o 5G+, um “salto como o do Joca”, sem medos.

“A mensagem que pretendemos passar é que, quem não se contenta com o que tem, então deve estar sempre disposto a aceitar mais desafios, a arriscar, tal como o Joca aceitou naquele dia. Foi uma metáfora e uma comparação que nos fez sentido”, explica à NiT António Fuzeta da Ponte, diretor de marca e comunicação da operadora.

O recurso a memes portugueses funciona como um “interruptor rápido de memória”, que recorda um momento que ficou guardado para sempre. “Somos uma marca profundamente digital e não podemos passar ao lado dos fenómenos da Internet. Assim que nasceu o conceito da campanha, lembrámo-nos logo da história do Joca, que já faz parte da cultura popular”, sublinha.

Como marca, também têm o “dever de alimentar a cultura popular”, uma vez que “são para todos”. “Estamos em todo o País, nas ilhas também. Somos uma marca de pessoas e para as pessoas e faz sentido darmos voz às pessoas comuns”, reforça.

Com a criatividade e produção do O Escritório, a campanha ilustra as vantagens da única rede 5G Stand Alone portuguesa, a “mais rápida de sempre”.

@nosportugal

Dar o salto para a rede mais rápida de sempre? Não dói, Joca. Juro. 🤭 #fyp #foryou #humor #techtok #paródia #meme #memestuga #portugalcomedia #portugaltiktok 5g+

♬ som original – NOS

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT