Na cidade

A quinta abandonada que se transformou num espaço para casamentos de sonho

Inês e Daniela despediram-se em 2019 para criar uma empresa de eventos e abrir um espaço próprio. “Foi a ideia mais louca que tivemos."
Fica em Oliveira de Azeméis. Foto: Ângela Reis

Após vários meses de avanços e recuos, Inês Pinheiro e Daniela Conceição viram finalmente um dos seus sonhos tornar-se realidade: a 7 de abril inauguraram oficialmente a Quinta Largo da Vila, o novo espaço de eventos em Oliveira de Azeméis. À NiT, as amigas admitiram que dar uma nova vida a um espaço esquecido no tempo foi “uma das ideias mais loucas” que já tiveram — e uma das mais ambiciosas.

O sonho começou a fervilhar especialmente em 2019, quando decidiram despedir-se dos empregos para abrirem uma empresa de eventos, a Inspired By. Inês, de 31 anos, é natural de Lamego, formou-se em marketing e sempre quis ter o seu próprio projeto. “Nunca gostei de trabalhar para os outros”, confessa.

Daniela, de 26 anos, nasceu em Santa Maria da Feira, tem formação profissional em animação sociocultural e nunca imaginou deixar tudo para trás para avançar com um negócio próprio. Apesar de adorar organizar casamentos, “não tinha essa autonomia”. Pelo menos, até conhecer a amiga e agora sócia, numa empresa da área da saúde.

Já lá estavam há vários anos, mas, confessam, não se sentiam satisfeitas. O grande impulsionador que as levou a dar o arriscado passo para abrir um negócio foi Miguel, o marido de Inês, que sabia que a mulher acalentava o desejo de criar o próprio projeto. “Porque não te juntas à Daniela, que é uma pessoa criativa, e lançam uma empresa?”, sugeriu na altura — e a ideia ficou ali a crescer durante a noite.

Daniela e Inês.

Na tarde do dia seguinte, as amigas encontraram-se no McDonalds, longe de ouvidos alheios, para discutir as possibilidades, e saíram de lá com um plano em mente: iam abrir um negócio relacionado com eventos. “Avançámos no meio da loucura, porque não somos nada de arriscar. Juntou-se a fome à vontade de comer”, recordam.

Foi o início do sonho. A partir daí, apresentaram a demissão, foram a Sevilha tirar um curso de wedding planners, lançaram a Inspired By e começaram a organizar eventos em espaços próprios. Com a experiência, rapidamente perceberam a necessidade de ter uma quinta só sua. “Alguns proprietários não gostam de wedding planners ou não são tão abertos com relacionamentos LGBT, por exemplo. Ainda há muitas pessoas que reviram os olhos ou têm mentalidades mais fechadas, e isso acaba por colocar muitos entraves ao nosso trabalho”, confessam. 

Sentiam que, com um espaço próprio, tudo seria diferente — mas, para isso, era “preciso muito dinheiro.” “Nunca foi uma hipótese para nós, não tínhamos capital, nem nada para herdar”, explicam.

Ainda assim, não perdiam nada em tentar e começaram a ver o que estava disponível no mercado — e foi aí que se depararam com uma “quinta esquecida” em Oliveira de Azeméis. O cenário era aterrador, com um mato autêntico, interiores desatualizados e mais aranhas por metro quadrado do que qualquer pessoa pode imaginar.

“A primeira vez que vimos o anúncio achámos tudo horrível, mas arriscámos. Estava mal tratada, era muito antiga, mas tinha as infraestruturas necessárias. Só precisava ser transformada e melhorada, não era preciso construir nada”, explicam.

Escolhida a propriedade, faltava o mais difícil: arranjar o dinheiro para a comprar. Durante vários meses, tentaram de tudo. Começaram a “bater a todas as portas”, pediram empréstimos ao banco, foram à procura de apoios, mas a resposta era sempre negativa. 

“Ouvimos muitos nãos, mas nunca desistimos. Estávamos sempre a pensar em quem nos poderia ajudar, até que nos lembrámos de empresários com bastante capital com quem nos tínhamos cruzado no passado. Já estávamos por tudo e tínhamos de pôr o orgulho de lado”, contam.

Arranjar o financiamento que precisavam foi um processo longo e difícil, até que chegou o dia em que finalmente ouviram um sim. A quinta de casamentos que tanto idealizaram estava prestes a sair do papel — e, curiosamente, vieram a descobrir que o espaço chegou a receber eventos do género, mas fechou em 2017 e ficou abandonado.

Apesar de ter algum recheio, estava tudo desatualizado e pouco ou nada foi aproveitado. As obras arrancaram em agosto do ano e a dupla partilhou todo o processo — o lado bom e o mau — no Tik Tok, onde já contam com mais de 10 mil seguidores que acompanharam toda esta aventura.

@inspiredby_events

O primeiro dia do resto dos nossos dias! Bem vindos à nossa quinta de eventos de sonho! ❤️❤️ Obrigada à incrível @Catarina Adão por este vídeo que vos mostra um bocadinho do que foi este dia tão especial ❤️ #remodelação #remodelaçãodeinteriores #designdeinteriores #remodel #quintasparacasamentos #quintaparaeventos #festadeinauguração

♬ som original – Inspired By Eventos de Sonho

Os últimos meses foram intensos, até porque a maioria das coisas foram feitas pelas próprias. “Preferimos fazer com as próprias mãos tudo o que conseguimos”, confessam. A ideia era criar um espaço moderno, mas com toques industriais e rústicos, pelo que privilegiaram o uso da madeira e os acabamentos pretos.

Com sete mil metros quadrados de área, é possível realizar eventos tanto no interior como no exterior da Quinta Largo da Vila. O salão principal, com 400 metros quadrados, permite receber 300 pessoas.

O antigo restaurante foi transformado numa sala secundária que pode ser utilizada quando o tempo não permite festas no exterior. No interior há ainda um camarim com um minibar e sofá, onde os noivos se podem preparar e repousar para o grande dia. Na torre do elevador decidiram criar também um grande jardim vertical.

O destaque é mesmo o exterior, com o enorme largo coberto de luzes, onde pode ser realizado o copo de água. No total, têm capacidade para cerca de 400 convidados — e animais também, já que são um espaço pet friendly. “A minha cadela foi a minha menina das alianças no meu casamento, por isso, queremos dar essa liberdade aos noivos. Sei que há muitos sítios que não o permitem”, contou Inês. 

O primeiro casamento da quinta vai acontecer já no dia 5 de maio. Os valores variam sempre consoante o tipo de evento e a dimensão, mas ronda os 100€ por pessoa, no caso dos casamentos. Para mais informações, pode consultar o site da quinta.

Carregue na galeria para ver como está o novo espaço de casamentos de Oliveira de Azeméis. 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT